Repository logo
 
Publication

Bem-estar dos Professores e a sua relação na Atividade Pedagógica no 1.º CEB

dc.contributor.advisorFerreira, Marco
dc.contributor.authorCardoso, Sandra
dc.date.accessioned2025-01-07T22:40:09Z
dc.date.available2025-01-07T22:40:09Z
dc.date.issued2024-11-28
dc.date.submitted2024-09-30
dc.description.abstractO bem-estar dos professores é influenciado por fatores como a satisfação na vida, a felicidade pessoal, e o funcionamento psicológico positivo. Os professores são capazes de demonstrar o funcionamento psicológico positivo quando têm a capacidade de construir bons relacionamentos interpessoais, desenvolvendo competências de autonomia e de crescimento pessoal potenciando as experiências vividas na escola e influenciando, positivamente, o clima de escola. O objetivo geral deste trabalho foi realizar uma investigação sobre o bem-estar dos professores e a sua relação na atividade pedagógica do 1º Ciclo do Ensino Básico. A questão de partida para este estudo foi: Qual a importância do bem-estar dos professores e a sua relação com a atividade pedagógica no 1º Ciclo do Ensino Básico? A metodologia utilizada foi a Pesquisa Quantitativa, com a aplicação de questionário online. Os resultados do estudo determinaram que na sua maioria os professores percecionam, como impactos positivos de influência no bem-estar psicológico e físico, o relacionamento com os alunos, a participação e motivação dos alunos no processo de aprendizagem e o relacionamento com os órgãos de Gestão da Escola bem como a participação e envolvimento nas decisões pedagógicas da Escola. Como impactos negativos identificou-se a desvalorização social do trabalho docente, o tempo despendido no processo de avaliação das aprendizagens; o comportamento dos alunos na sala de aula e a definição de regras e procedimentos pedagógicos existentes na Escola.pt_PT
dc.description.abstractTeachers' well-being is influenced by factors such as life satisfaction and personal happiness, and positive psychological functioning. Teachers can demonstrate positive psychological functioning when they can form good interpersonal relationships with others, developing a sense of autonomy and competences, as well as personal growth. Similarly, the school climate influences teachers' experiences at school. The general aim of this study was to carry out an investigation into teachers' well-being and its relationship with teaching in the 1st cycle of primary school. The starting question for this study was to investigate the importance of this well-being in teaching in the 1st Cycle of Basic Education. The methodology used was Quantitative Research, with the application of an online questionnaire. The results of the study showed that most teachers perceive their relationship with students, student participation and motivation in the learning process and their relationship with the school's management bodies, as well as their participation and involvement in the school's pedagogical decisions, as having a positive impact on their psychological and physical well-being. Negative impacts include the social devaluation of teaching work, the time spent assessing learning, student behavior in the classroom and the definition of rules and procedures.pt_PT
dc.identifier.tid203785479pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/53595
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectbem-estar; Atividade Pedagógica; Satisfação no trabalho docente.pt_PT
dc.subjectWell-being; Pedagogical activity; Satisfaction in teaching work.pt_PT
dc.titleBem-estar dos Professores e a sua relação na Atividade Pedagógica no 1.º CEBpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Superior de Educação e Ciências
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Sandra Almeida.pdf
Size:
653.51 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: