Publication
A QUALIDADE DA ESCOLA PÚBLICA: A Opinião e os Desafios dos Jovens do Ensino Médio em Presidente Sarney Maranhão – Brasil
dc.contributor.author | Filho, Leonardo Ferreira Furtado | |
dc.date.accessioned | 2024-06-14T10:09:08Z | |
dc.date.available | 2024-06-14T10:09:08Z | |
dc.date.issued | 2024-05-16 | |
dc.description.abstract | Este estudo investigou as percepções e expectativas de estudantes do Ensino Médio em Presidente Sarney, Maranhão, sobre a qualidade da educação em escolas públicas, visando identificar desafios e sugestões de melhoria. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, envolvendo alunos de duas escolas urbanas e rurais, por meio de entrevistas semiestruturadas e questionários. Os resultados revelaram avaliações mistas da qualidade da educação, destacando a dedicação dos professores e a infraestrutura razoável, mas ressaltando desafios como a falta de responsabilidade dos alunos e recursos inadequados. As expectativas dos estudantes em relação à infraestrutura evidenciaram a necessidade de melhorias, e a falta de recursos foi identificada como um obstáculo ao desempenho acadêmico. A percepção do corpo docente enfatizou a importância da qualificação dos professores e a preferência por métodos de ensino dinâmicos. Os alunos indicaram lacunas na utilização de recursos didáticos, destacando a necessidade de maior integração de tecnologias nas práticas pedagógicas. Ao analisar as atividades extracurriculares, os estudantes reconheceram sua importância para o desenvolvimento pessoal e acadêmico, apontando benefícios como o estímulo à busca por conhecimento e habilidades.As sugestões de melhoria incluíram investimentos em recursos didáticos, climatização e formação docente, destacando a importância de uma abordagem integrada para superar desafios educacionais. As respostas dos alunos também enfatizaram a necessidade de maior ênfase nas habilidades socioemocionais e a importância do envolvimento da comunidade escolar na busca por soluções. Em síntese, este estudo proporciona uma compreensão aprofundada das percepções dos estudantes em Presidente Sarney e destaca a complexidade dos desafios educacionais na região, fornecendo informações para a implementação de melhorias eficazes. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203618440 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/51051 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | supervisão | pt_PT |
dc.subject | ensino | pt_PT |
dc.subject | desafio | pt_PT |
dc.title | A QUALIDADE DA ESCOLA PÚBLICA: A Opinião e os Desafios dos Jovens do Ensino Médio em Presidente Sarney Maranhão – Brasil | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |