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Arqueologia pré-histórica e arte rupestre

datacite.subject.fosHumanidades::História e Arqueologiapt_PT
dc.contributor.advisorOosterbeek, Luiz
dc.contributor.advisorBastos, Rossano Lopes
dc.contributor.authorRodrigues, Marian Helen da Silva Gomes
dc.date.accessioned2019-06-04T16:10:56Z
dc.date.available2019-06-04T16:10:56Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractNo contexto das discussões atuais sobre preservação do patrimonial cultural as comunidades que vivem no entorno dos bens patrimoniais são consideradas responsáveis diretas pela sua salvaguarda e o instrumento mais utilizado para fomentar essa aproximação é a educação. O presente estudo é resultado da investigação desenvolvida na comunidade de Coronel José Dias/PI, situada no entorno do Parque Nacional Serra da Capivara (PNSC), Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e tem como principal objetivo perceber as relações estabelecidas entre comunidade e parque, principalmente no que concerne à sua valorização, acessibilidade, preservação e fruição social. Para tanto, foi necessário elaborar uma abordagem teórica sobre o conceito de patrimônio cultural, documentos oficiais de proteção patrimonial no âmbito nacional e internacional e o papel da educação nos processos de inclusão social e preservação patrimonial, para em seguida contextualizar a área de estudo, delineando o histórico de criação do município, as motivações de criação do Parque e as relações instituídas com a comunidade. A metodologia de pesquisa foi estruturada através de revisão bibliográfica, análise dos programas educacionais desenvolvidos pelos órgãos gestores do PNSC e poder público. Buscou-se entender sob a ótica da própria comunidade como se deram essas relações no decorrer do tempo através de aplicação de inquéritos por questionários.pt_PT
dc.description.sponsorshipInstituto Politécnico de Tomar. UTADpt_PT
dc.identifier.tid201827085pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/28822
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPatrimônio culturalpt_PT
dc.subjectEducação patrimonialpt_PT
dc.subjectComunidadept_PT
dc.subjectPiauípt_PT
dc.titleArqueologia pré-histórica e arte rupestrept_PT
dc.title.alternativeParque Nacional Serra da Capivara e comunidade : educação, preservação e fruição social : um estudo de caso em Coronel José Dias, Piauí-Brasilpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Tomar
thesis.degree.nameMestrado em Arqueologia Pré-histórica e Arte Rupestrept_PT

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