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Arqueologia pré-histórica e arte rupestre

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Abstract(s)

No contexto das discussões atuais sobre preservação do patrimonial cultural as comunidades que vivem no entorno dos bens patrimoniais são consideradas responsáveis diretas pela sua salvaguarda e o instrumento mais utilizado para fomentar essa aproximação é a educação. O presente estudo é resultado da investigação desenvolvida na comunidade de Coronel José Dias/PI, situada no entorno do Parque Nacional Serra da Capivara (PNSC), Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e tem como principal objetivo perceber as relações estabelecidas entre comunidade e parque, principalmente no que concerne à sua valorização, acessibilidade, preservação e fruição social. Para tanto, foi necessário elaborar uma abordagem teórica sobre o conceito de patrimônio cultural, documentos oficiais de proteção patrimonial no âmbito nacional e internacional e o papel da educação nos processos de inclusão social e preservação patrimonial, para em seguida contextualizar a área de estudo, delineando o histórico de criação do município, as motivações de criação do Parque e as relações instituídas com a comunidade. A metodologia de pesquisa foi estruturada através de revisão bibliográfica, análise dos programas educacionais desenvolvidos pelos órgãos gestores do PNSC e poder público. Buscou-se entender sob a ótica da própria comunidade como se deram essas relações no decorrer do tempo através de aplicação de inquéritos por questionários.

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Patrimônio cultural Educação patrimonial Comunidade Piauí

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