Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.23 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
No contexto das discussões atuais sobre preservação do patrimonial cultural as
comunidades que vivem no entorno dos bens patrimoniais são consideradas
responsáveis diretas pela sua salvaguarda e o instrumento mais utilizado para
fomentar essa aproximação é a educação. O presente estudo é resultado da
investigação desenvolvida na comunidade de Coronel José Dias/PI, situada no
entorno do Parque Nacional Serra da Capivara (PNSC), Patrimônio da
Humanidade pela UNESCO e tem como principal objetivo perceber as relações
estabelecidas entre comunidade e parque, principalmente no que concerne à
sua valorização, acessibilidade, preservação e fruição social. Para tanto, foi
necessário elaborar uma abordagem teórica sobre o conceito de patrimônio
cultural, documentos oficiais de proteção patrimonial no âmbito nacional e
internacional e o papel da educação nos processos de inclusão social e
preservação patrimonial, para em seguida contextualizar a área de estudo,
delineando o histórico de criação do município, as motivações de criação do
Parque e as relações instituídas com a comunidade. A metodologia de
pesquisa foi estruturada através de revisão bibliográfica, análise dos programas
educacionais desenvolvidos pelos órgãos gestores do PNSC e poder público.
Buscou-se entender sob a ótica da própria comunidade como se deram essas
relações no decorrer do tempo através de aplicação de inquéritos por
questionários.
Description
Keywords
Patrimônio cultural Educação patrimonial Comunidade Piauí