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Acompanhamento e educação dos familiares para a prevenção da infeção, em contextos de assistência de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica: Projeto de desenvolvimento de competências clínicas especializadas em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica

datacite.subject.fosCiências de Enfermagempt_PT
dc.contributor.advisorAlmeida, Maria Celeste Bastos
dc.contributor.authorPinto, Ana Paula Duarte Teixeira
dc.date.accessioned2024-10-07T16:31:05Z
dc.date.available2024-10-07T16:31:05Z
dc.date.issued2024-06
dc.description.abstractA pessoa em situação crítica necessita de cuidados de enfermagem diferenciados e especializados. O curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, proporciona a formação do Enfermeiro Especialista nesta área de Enfermagem. É objetivo deste relatório apresentar o percurso na unidade curricular “Estágio de natureza profissional com relatório” desenvolvido no âmbito deste curso, na Escola Superior de Enfermagem do Porto, a fim de obter o grau académico de mestre (2º ciclo de estudos) e, posteriormente, o reconhecimento do título profissional de Enfermeiro Especialista pela Ordem dos Enfermeiros. O Estágio de natureza profissional integra dois módulos, o módulo I de 15 ECTS e o Módulo II de 30 ECTS. O relato deste percurso formativo, será de natureza critico-reflexiva, traduzindo o processo de desenvolvimento de competências comuns e específicas do Enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica, explicitadas nos regulamentos n.º 140/2019 e n.º 429/2018, da Ordem dos Enfermeiros. O Serviço de Medicina Intensiva, a Unidade Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos, e o Serviço de Urgência, foram os três contextos clínicos onde realizei o estágio e que proporcionaram as condições para o desenvolvimento de competências clínicas, capacitando-me para prestar cuidados de enfermagem à pessoa em situação crítica, submetida a meios avançados de vigilância, monitorização e terapêutica, que pela natureza da sua condição está mais suscetível a desenvolver infeção associada aos cuidados de saúde. A prevenção e controlo de infeção foi transversal ao processo de desenvolvimento das competências. No modulo I do estágio elaborei o projeto intitulado “Acompanhamento e educação dos familiares para a prevenção da infeção, em contextos de assistência de enfermagem à pessoa em situação crítica”, que tive oportunidade de desenvolver no módulo II do estágio. Os contextos clínicos, altamente diferenciados, foram ambientes favoráveis à integração dos conhecimentos adquiridos durante o curso e ao desenvolvimento de competências clínicas especializadas no âmbito da conceção, planeamento, implementação e avaliação de intervenções de enfermagem. Na conceção de cuidados foi utilizada a plataforma educacional e4Nursing. Este documento organiza-se em três partes estruturais. A primeira parte consta da caraterização dos contextos clínicos. Na segunda parte são apresentados dois estudos de caso que exemplificam e fundamentam o processo de conceção de cuidados e de decisão clínica. Na terceira parte são apresentados os contributos para o desenvolvimento de competências, seguindo uma análise critico-reflexiva. Este é o culminar de um percurso académico que se desenvolveu de forma dinâmica, numa lógica construtivista, e me capacita para assumir responsabilidades no exercício da Enfermagem Especializada à pessoa em situação crítica.pt_PT
dc.description.abstractA critical care patient needs differentiated and specialized nursing care. The Master's degree in Medical-Surgical Nursing in the area of critical care provides the training of a specialist nurse. The aim of this report is to present the work developed within the scope of the Curricular Unit “Professional internship with report”, at the Nursing School of Porto, in order to obtain the academic degree of master and the recognition of the professional title of Specialist Nurse by the Nursing Council. The professional internship integrates two modules, module I of 15 ECTS and module II of 30 ECTS. This report based on critical-reflective analysis, translating the process of developing common and specific skills of the specialist Nurse in Medical-Surgical Nursing, explained in regulations no. 140/2019 and no. 429/2018, of Nursing Council. The Intensive care unit, the Local Unit of the Infection Prevention and Control and Antimicrobial Resistance Program, and the Emergency Service, were the three clinical contexts where I carried out the internship and provided the conditions for the development of clinical skills, enabling me to provide nursing care to critical patients, with the needs of advanced surveillance, monitoring and therapies, due to their condition, are more susceptible to developing an infection associated with healthcare. Infection prevention and control was transversal to development the skills process. In module I of the internship, I prepared the project entitled "Accompanying and educating critical care patient family members to prevent infection in critical care units", which I had the opportunity to develop in module II of the internship. The highly differentiated clinical contexts were favorable environments for integrating the knowledge acquired during the course and for developing specialized clinical skills in the design, planning, implementation and evaluation of nursing interventions. The e4Nursing educational platform was used to design care. This document is organized into three structural parts. The first part characterizes the clinical contexts. The second part presents two case studies that exemplify and substantiate the process of designing care and making clinical decisions. The third part presents the contributions to the development of competencies, following a critical-reflective analysis. This is the culmination of an academic journey that has developed dynamically, in a constructivist line, and enables me to take on responsibilities in the practice of specialist nurse for critical care patients.pt_PT
dc.identifier.tid203691199pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/52441
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPessoa em situação críticapt_PT
dc.subjectEnfermagem Médico-cirúrgicapt_PT
dc.subjectCompetência clínicapt_PT
dc.subjectInfeçãopt_PT
dc.subjectVisitas aos doentespt_PT
dc.subjectRelatório de estágiopt_PT
dc.titleAcompanhamento e educação dos familiares para a prevenção da infeção, em contextos de assistência de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica: Projeto de desenvolvimento de competências clínicas especializadas em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Críticapt_PT
dc.title.alternativeAccompanying and educating critical care patient family members to prevent infection in critical units: Project to develop spetialized clinical skills in the area of Nursing for People in Critical Situationpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorEscola Superior de Enfermagem do Porto
thesis.degree.nameMestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Críticapt_PT

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