Repository logo
 
Publication

O uso da applet CalcRapid da plataforma Hypatiamat na promoção do cálculo mental

dc.contributor.advisorMartins, Fernando Manuel Lourenço, 1978-
dc.contributor.advisorPinto, Ricardo Manuel Neves
dc.contributor.advisorRato, Virgílio José Monteiro, 1964-
dc.contributor.authorEscaroupa, Ângela Pires
dc.date.accessioned2023-04-12T09:37:57Z
dc.date.available2023-04-12T09:37:57Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractO presente Relatório Final foi elaborado de acordo com o trabalho desenvolvido durante a realização do estágio em 1.º Ciclo do Ensino Básico da Unidade Curricular de Prática Educativa I do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, este trabalho encontra-se estruturado em três secções: Introdução, Componente Investigativa e Componente Reflexiva. Na introdução, é apresentado um enquadramento dos estágios realizados no âmbito das UC Pratica Educativa I e II, assim como uma breve descrição das turmas envolvidas. São ainda mencionados alguns aspetos relevantes que justificam a importância dos estágios para a formação de professores. Na segunda secção, a Componente Investigativa, consta um estudo realizado numa turma do 1.º ano de escolaridade, desenvolvido tendo como questões de investigação: a) De que forma o uso da applet CalcRapid da plataforma Hypatiamat promove o desenvolvimento do Cálculo Mental nos alunos do 1.º ano do 1.º CEB?; b) Será que o uso da applet CalcRapid da plataforma Hypatiamat promove melhorias significativas sobre a perceção dos alunos do 1.º ano do 1.º CEB sobre Autorregulação da Aprendizagem e Autoeficácia Matemática? Inicialmente, é apresentada uma fundamentação teórica sobre os conceitos envolvidos com o estudo. De modo a desenvolver o presente estudo, foi construído um cenário de aprendizagem, com recurso à applet CalcRapid da plataforma Hypatiamat. Assim, foi desenvolvida uma investigação mista, de índole interpretativa e design de investigação-ação, na qual os dados foram recolhidos através da observação participante da Professora Estagiária, de gravações-áudio, de documentos realizados pelos alunos, tendo isto, proporcionado a elaboração de Narrações Multimodais. De acordo com os resultados, é possível afirmar que existiu uma evolução positiva no nível global de conhecimento e no desempenho dos alunos e existiu um aumento da perceção dos alunos sobre autorregulação da aprendizagem e autoeficácia matemática. Em suma, esta evolução encontra-se relacionada com as características da plataforma, assim como com o cenário de aprendizagem desenvolvido. A Componente Reflexiva integra três reflexões críticas sobre cada um dos estágios realizados , nomeadamente: i) 1.º CEB; ii) Matemática no 2.º CEB; iii) Ciências Naturais no 2.º CEB. Ao longo de cada reflexão, foram evidenciados aspetos que proporcionaram o desenvolvimento profissional da Professora Estagiária, nos diversos contextos de estágio.pt_PT
dc.identifier.tid203260040pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/44515
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPlataforma Hypatiamatpt_PT
dc.subjectAutorregulação da Aprendizagempt_PT
dc.subjectAutoeficáciapt_PT
dc.subjectCálculo Mentalpt_PT
dc.subjectEnsino Básico 1º Ciclopt_PT
dc.subjectNarração Multimodalpt_PT
dc.titleO uso da applet CalcRapid da plataforma Hypatiamat na promoção do cálculo mentalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ANGELA_ESCAROUPA.pdf
Size:
2.99 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: