Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.99 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
O presente Relatório Final foi elaborado de acordo com o trabalho desenvolvido durante a realização do estágio em 1.º Ciclo do Ensino Básico da Unidade Curricular de Prática Educativa I do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, este trabalho encontra-se estruturado em três secções: Introdução, Componente Investigativa e Componente Reflexiva.
Na introdução, é apresentado um enquadramento dos estágios realizados no âmbito das UC Pratica Educativa I e II, assim como uma breve descrição das turmas envolvidas. São ainda mencionados alguns aspetos relevantes que justificam a importância dos estágios para a formação de professores.
Na segunda secção, a Componente Investigativa, consta um estudo realizado numa turma do 1.º ano de escolaridade, desenvolvido tendo como questões de investigação: a) De que forma o uso da applet CalcRapid da plataforma Hypatiamat promove o desenvolvimento do Cálculo Mental nos alunos do 1.º ano do 1.º CEB?; b) Será que o uso da applet CalcRapid da plataforma Hypatiamat promove melhorias significativas sobre a perceção dos alunos do 1.º ano do 1.º CEB sobre Autorregulação da Aprendizagem e Autoeficácia Matemática? Inicialmente, é apresentada uma fundamentação teórica sobre os conceitos envolvidos com o estudo. De modo a desenvolver o presente estudo, foi construído um cenário de aprendizagem, com recurso à applet CalcRapid da plataforma Hypatiamat. Assim, foi desenvolvida uma investigação mista, de índole interpretativa e design de investigação-ação, na qual os dados foram recolhidos através da observação participante da Professora Estagiária, de gravações-áudio, de documentos realizados pelos alunos, tendo isto, proporcionado a elaboração de Narrações Multimodais. De acordo com os resultados, é possível afirmar que existiu uma evolução positiva no nível global de conhecimento e no desempenho dos alunos e existiu um aumento da perceção dos alunos sobre autorregulação da aprendizagem e autoeficácia matemática. Em suma, esta evolução encontra-se relacionada com as características da plataforma, assim como com o cenário de aprendizagem desenvolvido. A Componente Reflexiva integra três reflexões críticas sobre cada um dos estágios realizados , nomeadamente: i) 1.º CEB; ii) Matemática no 2.º CEB; iii) Ciências Naturais no 2.º CEB. Ao longo de cada reflexão, foram evidenciados aspetos que proporcionaram o desenvolvimento profissional da Professora Estagiária, nos diversos contextos de estágio.
Description
Keywords
Plataforma Hypatiamat Autorregulação da Aprendizagem Autoeficácia Cálculo Mental Ensino Básico 1º Ciclo Narração Multimodal