Repository logo
 
Publication

O Círculo de Leitura e o desenvolvimento de competências narrativas

dc.contributor.advisorPinto, Mariana Oliveira
dc.contributor.authorFerra, Ana Rita Carvalho
dc.date.accessioned2021-09-13T09:37:51Z
dc.date.available2021-09-13T09:37:51Z
dc.date.issued2021-07
dc.description.abstractO presente projeto de investigação foi elaborado no âmbito do Mestrado em Edu cação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico, numa turma de 4º ano de esco laridade, tendo como principal objetivo o desenvolvimento de competências narrativas através do Círculo de Leitura. O Círculo de leitura é uma estratégia que valoriza o livro, a leitura e permite a adaptação, por parte do leitor, ao texto e à situação. É uma forma de conhecimento de várias obras; é uma partilha de ideias diferentes de uma história e é destinado a todos aqueles que gostam de ler, partilhar leituras, refletir e trocar pontos de vista sobre livros e autores. Relativamente à metodologia, o meu projeto apresenta uma abordagem de inves tigação qualitativa, inserida na metodologia de investigação-ação. Os resultados obtidos permitem identificar alguma evolução nas aprendizagens dos alunos, quando comparadas as versões iniciais e finais, mais concretamente no de senvolvimento de competências de leitura literária, na dimensão do ler para apreciar tex tos literários. Verificou-se, ainda, que a estratégia contribuiu para o desenvolvimento de técni cas e estratégias de seleção e organização da informação.pt_PT
dc.description.abstractThis research project was elaborated within the scope of the Master in Pre-School Education and Teaching of the 1st cycle of Basic Education, with the main objective of developing narrative skills through the Reading Circle. Regarding the methodology, my project presents a qualitative research approach, inserted in the research-action methodology. The results obtained allow us to identify some evolution in student learning, when comparing the initial and final versions, more specifically in the development of literary reading skills, in the dimension of reading to appreciate literary texts. It was also found that the strategy contributed to the development of techniques and strategies for the selection and organization of informationpt_PT
dc.identifier.tid202766985
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/37449
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação literáriapt_PT
dc.subjectTextos narrativospt_PT
dc.subjectCírculo de leiturapt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectLiterary educationpt_PT
dc.subjectNarrative textspt_PT
dc.subjectReading circlept_PT
dc.subject1st Cycle of Basic Educationpt_PT
dc.titleO Círculo de Leitura e o desenvolvimento de competências narrativaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files