Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.08 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente projeto de investigação foi elaborado no âmbito do Mestrado em Edu cação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico, numa turma de 4º ano de esco laridade, tendo como principal objetivo o desenvolvimento de competências narrativas
através do Círculo de Leitura.
O Círculo de leitura é uma estratégia que valoriza o livro, a leitura e permite a
adaptação, por parte do leitor, ao texto e à situação. É uma forma de conhecimento de
várias obras; é uma partilha de ideias diferentes de uma história e é destinado a todos
aqueles que gostam de ler, partilhar leituras, refletir e trocar pontos de vista sobre livros
e autores.
Relativamente à metodologia, o meu projeto apresenta uma abordagem de inves tigação qualitativa, inserida na metodologia de investigação-ação.
Os resultados obtidos permitem identificar alguma evolução nas aprendizagens
dos alunos, quando comparadas as versões iniciais e finais, mais concretamente no de senvolvimento de competências de leitura literária, na dimensão do ler para apreciar tex tos literários.
Verificou-se, ainda, que a estratégia contribuiu para o desenvolvimento de técni cas e estratégias de seleção e organização da informação.
This research project was elaborated within the scope of the Master in Pre-School Education and Teaching of the 1st cycle of Basic Education, with the main objective of developing narrative skills through the Reading Circle. Regarding the methodology, my project presents a qualitative research approach, inserted in the research-action methodology. The results obtained allow us to identify some evolution in student learning, when comparing the initial and final versions, more specifically in the development of literary reading skills, in the dimension of reading to appreciate literary texts. It was also found that the strategy contributed to the development of techniques and strategies for the selection and organization of information
This research project was elaborated within the scope of the Master in Pre-School Education and Teaching of the 1st cycle of Basic Education, with the main objective of developing narrative skills through the Reading Circle. Regarding the methodology, my project presents a qualitative research approach, inserted in the research-action methodology. The results obtained allow us to identify some evolution in student learning, when comparing the initial and final versions, more specifically in the development of literary reading skills, in the dimension of reading to appreciate literary texts. It was also found that the strategy contributed to the development of techniques and strategies for the selection and organization of information
Description
Keywords
Educação literária Textos narrativos Círculo de leitura 1.º Ciclo do Ensino Básico Literary education Narrative texts Reading circle 1st Cycle of Basic Education