Repository logo
 
Publication

D. DUARTE: o Vinho de Luxo da Região Vinícola de Mafra. À Conquista de um Investidor

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorArraya, Marco
dc.contributor.authorBraz, Raquel Duarte
dc.date.accessioned2023-07-31T11:34:59Z
dc.date.available2024-06-20T00:30:36Z
dc.date.issued2023-06-20
dc.description.abstractO vinho é das bebidas mais consumidas por todo o mundo e, para Portugal, representa um forte impacto na economia. O aumento do consumo do vinho, a evolução do mercado, e as novas tendências e preferências, apresentam uma forte oportunidade de negócio na criação de um novo vinho de luxo, com um grupo de apreciadores deste tipo de produto, dispostos a consumir novos néctares que transmitam experiências únicas. O vinho é um produto com um processo de produção bastante complexo, e para que ele esteja posicionado na categoria de luxo, deve apostar em recursos e capacidades diferenciadoras para posicionar-se num patamar superior às opções de mercado já existentes. Neste sentido, é através de uma análise aos atributos de um vinho de luxo, aos consumidores e aos recursos e capacidades, que este negócio tem a capacidade de atrair um potencial investidor. A real vila de Mafra tem uma tradição histórica na vinicultura, e vinhas com potencial para a criação de um vinho de luxo. Neste sentido, este projeto apresenta os antecedentes e uma proposta estratégica que refletem o potencial de negócio de um vinho de luxo proveniente da região de Mafra. A abordagem da teoria dos recursos, o paradigma das capacidades, os fatores chave de sucesso e as capacidades distintivas são o garante da viabilidade e sustentabilidade qualitativa do projeto. A análise económica com o uso de indicadores de risco e rentabilidade certificam a viabilidade e sustentabilidade económica de um vinho de luxo com o berço na região de Mafra.pt_PT
dc.description.abstractWine is one of the most consumed beverages around the world and, for Portugal, it represents a strong impact on the economy. The increase in wine consumption, the evolution of the market, and new trends and preferences, present a strong business opportunity in the creation of a new luxury wine, with a group that appreciates this type of product, willing to consume new nectars that transmit unique experiences. Wine is a product with a very complex production process, and for it to be positioned in the luxury category, it must invest in differentiating resources and capabilities to position itself at a higher level than the existing market options. In this sense, it is through an analysis of the attributes of a luxury wine, the consumers and the resources and capacities, that this business has the capacity to attract a potential investor. The royal village of Mafra has a historic tradition in viniculture, and vineyards with the potential to create a luxury wine. In this sense, this project presents the background and a strategic proposal that reflect the business potential of a luxury wine from the Mafra region. The resource theory approach, the capabilities paradigm, the key success factors, and distinctive capabilities guarantees the project's viability and qualitative sustainability. The economic analysis using risk and profitability indicators certifies the viability and economic sustainability of a luxury wine that originated in the Mafra region.pt_PT
dc.identifier.tid203336143pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/45840
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectVinhopt_PT
dc.subjectLuxopt_PT
dc.subjectRecursospt_PT
dc.subjectCapacidadespt_PT
dc.subjectVantagem competitivapt_PT
dc.subjectInvestidorpt_PT
dc.subjectConsumidorpt_PT
dc.subjectRentabilidadept_PT
dc.titleD. DUARTE: o Vinho de Luxo da Região Vinícola de Mafra. À Conquista de um Investidorpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Projeto Profissional de M-GM - Raquel Braz.pdf
Size:
14.88 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: