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Psicoeducação
dc.contributor.advisor | Manso, Francisca | |
dc.contributor.author | Pasadas, Celso Fernandes | |
dc.date.accessioned | 2016-11-25T09:44:36Z | |
dc.date.available | 2016-11-25T09:44:36Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description | Mestrado, Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria, 2014, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa | |
dc.description.abstract | Este relatório teve como objectivo a análise reflexiva das competências desenvolvidas e adquiridas na unidade curricular de estágio, inserido no 4º Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria, servindo de documento de avaliação para a obtenção do título de mestre na área referida. A psicoeducação, no contexto da esquizofrenia, é uma técnica que visa melhorar a compreensão da doença pelas pessoas doentes e suas famílias, melhorando o seu comportamento e atitude face à mesma. Pretende-se que as pessoas adquiram um papel mais activo no tratamento da sua doença, recebendo informação sobre os vários aspectos da mesma. Quando mais informada, capacitada e apoiada a pessoa estiver para os aspectos intrínsecos da sua doença, mais facilmente poderá ser o autor da sua própria vida, reconhecendo sinais e sintomas precoces de alerta que a conduzam a uma situação de recaída e de descompensação grave. Situação esta que acarreta consequências ao nível da degradação, qualidade de vida e reabilitação da pessoa, bem como um acréscimo do consumo de recursos hospitalares. Tendo por base as necessidades encontradas no serviço de saúde mental e psiquiatria do espaço comunitário foi construído um programa de sessões de psicoeducação numa estrutura de apoio à pessoa com perturbação esquizofrénica. A amostra foi constituida por 5 clientes masculinos de etnia branca. Um dos clientes é divorciado e todos vivem em família. Todos os clientes apresentam diagnóstico de esquizofrenia com tempo total de evolução de doença superior a 10 anos. Foi feita a avaliação dos resultados comparando o momento inicial com o final de cada pessoa. Destaca-se um aumento do nível de conhecimentos no Questionário de Avaliação de Conhecimentos bem como uma deslocação positiva ao nível de alguns Indicadores de Avaliação (adaptado de Johnson et al 2005). | |
dc.format | application/pdf | |
dc.identifier.tid | 201260379 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/16374 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | [s.n.] | |
dc.subject | Enfermagem psiquiátrica | |
dc.subject | Esquizofrenia | |
dc.subject | Psicoeducação | |
dc.title | Psicoeducação | |
dc.title | uma estratégia na prevenção da recaída na pessoa com perturbação esquizofrénica | |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | |
rcaap.type | masterThesis |
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- Psicoeducação Uma Estratégia na Prevenção da Recaída na Pessoa com Perturbação Esquizofrénica. Celso Pasadas.pdf
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