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Abstract(s)
Face às transformaçÔes societais contemporùneas com impacto nas escolas, as instituiçÔes
de formação de professores enfrentam novos desafios na preparação dos futuros
profissionais de ensino. O regime jurĂdico de habilitação profissional para a docĂȘncia na
educação prĂ©-escolar e nos ensinos bĂĄsico e secundĂĄrio (Decreto - Lei n.Âș 79/2014, de 14
de maio) consubstancia-se e Ă© regulado pelo Perfil Geral de Desempenho dos educadores e
professores em Portugal (Decreto-Lei n.Âș 240/2001 de 30 de Agosto). Procura-se neste
artigo, ler o atual Perfil Geral de Desempenho Ă luz de um conjunto de referentes de
competĂȘncia profissional, construĂdos a partir das exigĂȘncias educacionais da atualidade
que, por sua vez, se fundamentam num conjunto de fatores societais de mudança, também
eles aqui explicitados.
Conclui-se pela anĂĄlise do normativo legislativo - Perfil Geral de Desempenho dos
Educadores e Professores em Portugal, que ele nĂŁo reflete diretamente nem de forma clara
algumas das transformaçÔes societais atuais.
Description
Keywords
Sociedade exigĂȘncias educativas competĂȘncias em docĂȘncia Society educational requirements teaching skills
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra
