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Reequacionar o atual perfil de competĂȘncias em docĂȘncia

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Abstract(s)

Face Ă s transformaçÔes societais contemporĂąneas com impacto nas escolas, as instituiçÔes de formação de professores enfrentam novos desafios na preparação dos futuros profissionais de ensino. O regime jurĂ­dico de habilitação profissional para a docĂȘncia na educação prĂ©-escolar e nos ensinos bĂĄsico e secundĂĄrio (Decreto - Lei n.Âș 79/2014, de 14 de maio) consubstancia-se e Ă© regulado pelo Perfil Geral de Desempenho dos educadores e professores em Portugal (Decreto-Lei n.Âș 240/2001 de 30 de Agosto). Procura-se neste artigo, ler o atual Perfil Geral de Desempenho Ă  luz de um conjunto de referentes de competĂȘncia profissional, construĂ­dos a partir das exigĂȘncias educacionais da atualidade que, por sua vez, se fundamentam num conjunto de fatores societais de mudança, tambĂ©m eles aqui explicitados. Conclui-se pela anĂĄlise do normativo legislativo - Perfil Geral de Desempenho dos Educadores e Professores em Portugal, que ele nĂŁo reflete diretamente nem de forma clara algumas das transformaçÔes societais atuais.

Description

Keywords

Sociedade exigĂȘncias educativas competĂȘncias em docĂȘncia Society educational requirements teaching skills

Pedagogical Context

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Publisher

Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra

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