Repository logo
 
Publication

New-graduate physiotherapists' experiences of patient education practice in the management of persistent low back pain

dc.contributor.advisorCaeiro, Carmen
dc.contributor.advisorForbes, Roma
dc.contributor.authorPombares, Andreia dos Santos
dc.date.accessioned2024-01-03T10:47:15Z
dc.date.available2024-01-03T10:47:15Z
dc.date.issued2023-12
dc.description.abstractntrodução: A educação ao utente é reconhecida como uma peça chave na intervenção da fisioterapia em indivíduos com dor lombar persistente não específica. A literatura sugere que os fisioterapeutas enfrentam desafios na implementação de estratégias de educação ao utente, particularmente na incorporação de fatores cognitivos, psicológicos e sociais na intervenção. Os fisioterapeutas recém-licenciados reportam não sentir preparação suficiente para a utilização de algumas estratégias educativas, no entanto, a sua experiência é ainda pouco explorada. Objetivo: O objetivo deste estudo foi compreender a experiência vivida dos fisioterapeutas recém-licenciados na utilização de educação ao utente na gestão da dor lombar persistente não- específica. Metodologia: Foi realizada uma análise fenomenológica interpretativa para explorar as experiências de seis fisioterapeutas recém-licenciados, recrutados de forma intencional a partir dos graduados de uma escola de saúde. Foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas, gravadas em áudio e transcritas na íntegra. Foram utilizadas como estratégias para contribuir para o rigor e qualidade a triangulação dos investigadores, member check, audit trail e diário reflexivo. Resultados: 6 fisioterapeutas recém-licenciados participaram neste estudo. Durante a análise, foram identificados três temas: (1) Manter o utente no centro da educação é desafiante; (2) Colocar-se no lugar do utente- perspetivas dos fisioterapeutas sobre os encontros clínicos; (3) Falta de preparação para a educação de utentes com dor lombar persistente não-específica. Conclusão: Os participantes identificaram a intervenção educativa com utentes com dor lombar persistente não-específica como uma experiência desafiante, para a qual poderão não ter tido a preparação necessária na formação base. Pouca experiência clínica, dificuldades na comunicação efetiva, pressão do local de trabalho e gerir a recetividade dos utentes à educação foram consideradas como barreiras que afetam as suas experiências.pt_PT
dc.description.abstractIntroduction: Patient education has been recognized as a key element in the physiotherapy intervention of patients with NSPLBP. The evidence seems to indicate challenges that physiotherapists have in implementing patient centered education, particularly incorporating cognitive, psychological, and social factors. New graduate physiotherapists report being under prepared for the use of some aspects of patient education practice, however the experiences of new graduate physiotherapists have been largely unexplored. Objective: The aim of this study was to understand the new-graduate physiotherapists' experiences of patient education practice in the management of NSPLBP. Methodology: An interpretative phenomenological analysis was employed to explore the experiences of six new-graduate physiotherapists, who were recruited purposefully from one health school. Semi-structured one-to-one interviews were carried out, audio-recorded and transcribed verbatim. Several strategies were used to contribute for rigor and quality, namely investigator triangulation, member check, audit trail and reflexive diary. Results: Three themes were generated as interrelated parts of an extended account focused on the participants' meaning making of their experiences: (1) Keeping the patient in the center of education is challenging; (2) Stepping into the patient's shoes: physiotherapists perspectives of clinical encounters; (3) Lack of preparedness for patient education of patients with NSPLBP. Conclusion: Participants perceived patient education with patients with NSPLBP as a challenging experience, for which they may not have had the necessary preparation in their undergraduate education. Lack of experience, difficulty in effective communication, the pressure from work context and dealing with the receptiveness of patients were considered barriers that affect their experience.pt_PT
dc.identifier.tid203483510
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/48629
dc.language.isoengpt_PT
dc.subjectDor lombar persistente não específicapt_PT
dc.subjectEducação ao utentept_PT
dc.subjectFisioterapeutas recém-licenciadospt_PT
dc.subjectNon-specific persistent low back painpt_PT
dc.subjectPatient educationpt_PT
dc.subjectNew graduate physiotherapistspt_PT
dc.titleNew-graduate physiotherapists' experiences of patient education practice in the management of persistent low back painpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Setúbal
thesis.degree.nameMestrado em Fisioterapia, área de especialização em Fisioterapia em Condições Músculo-Esqueléticaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Andreia Pombares_Versão Definitiva.pdf
Size:
2.34 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: