Publication
Dos cuidados de enfermagem especializados ao doente crítico aos cuidados diferenciados à pessoa com insuficiência respiratória hipoxémica por COVID-19
dc.contributor.advisor | Pimenta, Noélia | |
dc.contributor.author | Gonçalves, Válter | |
dc.date.accessioned | 2023-02-08T10:49:28Z | |
dc.date.available | 2023-02-08T10:49:28Z | |
dc.date.issued | 2022-10-27 | |
dc.description.abstract | No âmbito do 4º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny, surge o presente relatório que culminará com a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica após sua apresentação e discussão pública. O relatório projeta o trajeto tido na aquisição e desenvolvimento das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista no cuidar da pessoa em situação crítica e de Mestre, possíveis pelo desafio e exigência no percurso formativo. Assim, o relatório expõe o trabalho desenvolvido ao longo das práticas clínicas, inicialmente no Serviço de Urgência do Hospital Dr. Nélio Mendonça e no Serviço de Emergência Médica Regional, seguidamente, no Serviço de Medicina Intensiva e, em carater opcional, no Serviço de Medicina Intensiva integrado na Unidade de Internamento Polivalente dedicada à pessoa com COVID-19 do Hospital supracitado. Da complexidade inerente aos cuidados prestados, resultou a necessidade de compreender o percurso da pessoa, desde o pré-hospitalar, até ao momento em que é referenciado para internamento hospitalar e admitido em unidades diferenciadas. Por isto, os objetivos delineados para este relatório foram: evidenciar o percurso efetuado para o desenvolvimento de competências na prestação de cuidados de enfermagem especializados à pessoa em situação critica e diferenciados à pessoa com insuficiência respiratória hipoxémica por COVID-19 e como integrar a família no cenário de exceção a fim de acrescentar valor à prática interventiva; refletir criticamente acerca das vivências e experiências dos momentos de prática tutelada e as implicações na prática profissional. Os contextos enunciados proporcionaram todo o processo que ilustra o desenvolvimento de aquisição das competências de Mestre pelas oportunidades de concretização das atividades identificadas como promotoras de aprendizagem, nomeadamente, no cuidar da pessoa, família/cuidadores a vivenciar processos complexos de doença crítica e/ou falência orgânica, no dinamizar a resposta em situações de emergência, exceção e catástrofe e no maximizar a intervenção na prevenção e controlo da infeção e de resistência a antimicrobianos. Para a consecução do relatório utiliza-se a metodologia descritiva e reflexiva, baseada em evidência científica atual e nos referenciais da profissão. | pt_PT |
dc.description.abstract | Within the scope of the 4th Master's Course in Medical-Surgical Nursing at the Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny, this report emerges that will culminate in the obtaining of the Master's degree in Medical-Surgical Nursing after its presentation and public discussion. The report projects the path taken in the acquisition and development of common and specific skills of the specialist nurse in caring for the person in a critical and Master's situation, made possible by the challenge and demand in the training path. Thus, the report exposes the work developed during clinical practices, initially in the Emergency Department of Hospital Dr. Nélio Mendonça and the Regional Emergency Medical Service, then in the Intensive Medicine Service and, optionally, in the Intensive Medicine Service integrated in the Multipurpose Inpatient Unit dedicated to the person diagnosed with COVID-19 at the aforementioned Hospital. The inherent complexity of the care provided resulted in the need to understand the person's journey, from the pre-hospital period, to the moment when they are referred for hospital admission and admitted to different units. For this reason, the objectives outlined for this report were: to highlight the path taken to develop skills in the provision of specialized nursing care to the person in a critical situation and differentiated to the person with hypoxemic respiratory failure due to COVID-19 and how to integrate the family in the exception scenario in order to add value to the interventional practice; critically reflect on the experiences and experiences of the tutored practice moments and the implications for professional practice. The stated contexts provided the entire process that illustrates the development of the acquisition of Master's skills through the opportunities to implement the activities identified as promoters of learning, namely, in caring for the person, family/caregivers experiencing complex processes of critical illness and/or bankruptcy organization, in boosting the response in emergency, exception and catastrophe situations and in maximizing intervention in the prevention and control of infection and antimicrobial resistance. For the achievement of the report, a descriptive and reflective methodology is used, based on current scientific evidence and on the references of the profession. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203215990 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/43710 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Enfermagem | pt_PT |
dc.subject | Competências | pt_PT |
dc.subject | Cuidado especializado | pt_PT |
dc.subject | COVID-19 | pt_PT |
dc.title | Dos cuidados de enfermagem especializados ao doente crítico aos cuidados diferenciados à pessoa com insuficiência respiratória hipoxémica por COVID-19 | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |