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Abstract(s)
A literatura vem mostrando que aliar metodologias específicas de práticas inclusivas para crianças portadoras de surdez é uma ação que pode render muitos bons frutos para efeito de inclusão na escola e, mais especificamente, na vida familiar destas crianças. Assim, esta dissertação descreve e analisa as interações do universo inclusivo de um aluno surdo com a aplicação de metodologias de aprendizagem cooperativas, no período de 2017 ao início do ano 2020, a fim de entender a importância da ação individualizada da professora para construção da linguagem e da aprendizagem.
A pesquisa realizada é um estudo de caso, com design cognitivo, descritivo e qualitativo, com metodologias de observação em sala de aula, análise documental, entrevistas e o uso de um questionário semiestruturado com foco no processo inclusivo de um aluno surdo e recomendações de melhorias na instituição de ensino regular na cidade de Carutapera – MA. O objetivo da pesquisa é descrever, analisar, propor práticas para um exercício efetivo em sala de aula, aliado ao apoio do que a literatura aponta atualmente, como formas de interação dos atores envolvidos com o aluno.
Esta pesquisa contribui para trazer recomendações específicas para a instituição baseada na experiência com o aluno surdo, que podem potencializar toda a estrutura sistêmica em prol de seus alunos especiais, principalmente, os de baixa renda, que possuem muitas dificuldades em terem acesso a uma educação inclusiva de qualidade.
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Keywords
Formação Inclusão Educação Especial Surdos Carutapera
