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Stress nos funcionários da Segurança Social - Eestudo de caso no Centro Distrital de Leiria

dc.contributor.authorCamacho, Helena
dc.contributor.authorMartinho, Filipa
dc.date.accessioned2019-06-21T13:48:05Z
dc.date.available2019-06-21T13:48:05Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractEste projeto incide sobre as principais causas de Stress, nos funcionários da Segurança Social. O Instituto da Segurança Social, ISS, IP., tem como missão “Garantir e promover a proteção ebinclusão social dos cidadãos e das cidadãs, no âmbito do sistema de segurança social, reconhecendo os direitos e assegurando o cumprimento das obrigações.”. O nº de beneficiários de prestações tem um grande peso na atividade da Segurança Social, sendo que todos estes beneficiários/clientes dependem do desempenho dos funcionários da Segurança Social. A Segurança Social abrange todos os cidadãos, de todas as idades, género, estrato social e outros. Num mundo em constante mudança, as pessoas tentam adaptar-se às novas realidades, quer a nível pessoal como profissional. As pressões existentes, a falta tempo, as exigências entre outros, faz com que as pessoas se sintam desmotivadas, angustiadas, infelizes, a todos os níveis, levando as mesmas as situações de Stress. Cada vez mais é necessário prevenir as principais causas de stress das pessoas a nível profissional, sendo que para se atingir esse objetivo é fundamental a satisfação do colaborador no seu trabalho. Com a globalização assistiu-se a uma crescente competição entre empresas e um elevado grau de exigência dos mercados em que estas operam. Fase às conjunturas existentes torna-se imprescindível que as organizações/empresas optem por diversos instrumentos de gestão, de modo a criarem uma estrutura consistente e consigam manter o ritmo de produtividade da organização.Um dos grandes desaf ios da Gestão de Recursos Humanos é conseguir maximizar o desempenho e qualidade de vida dos seus trabalhadores. Para ultrapassar com sucesso este desafio as organizações devem conseguir manter os seus trabalhadores satisfeitos e consequentemente eliminar as principais causas de stress. A crise económica existente na Europa e em Portugal faz com que o Sistema de Segurança Social se adapte continuamente à nova realidade com o objetivo de “assegurar direitos básicos dos cidadãos e a igualdade de oportunidades, bem como, promover o bem-estar e a coesão social para todos os cidadãos portugueses ou estrangeiros que exerçam atividade profissional ou residam no território.” Assim, e sendo o Instituto da Segurança Social, I. P. (ISS), um instituto público, cada vez mais é necessário inovar, quer a nível tecnológico quer a nível de recursos humanos de modo a se equiparar com as diversas empresas e “competir” ao mesmo nível nesta era da globalização, tendo como objetivo responder com maior rapidez às necessidades dos seus beneficiários/clientes. Ao longo dos anos têm sido efetuados diversos estudos sobre stress ocupacional aos Profissionais de Saúde, dado os mesmos estarem sobre constante pressão, devido ao contato direto com as pessoas, o serviço prestado aos doentes, o salvar uma vida entre outros. Este estudo pretende avaliar o nível de stress, noutra profissão e área – Funcionários da Segurança Social. A presente investigação encontra-se dividida em duas grandes partes, a primeira corresponde à revisão da literatura e a segunda à investigação empírica. Na primeira parte realizou-se uma pesquisa bibliográfica para definir o Stress, Riscos psicossociais, consequências e respetiva evolução histórica. Por conseguinte, na segunda parte são apresentados os objetivos e a metodologia adotada, caraterizando a amostra e suas principais funções para a investigação e onde os resultados obtidos serão alvo de discussão. No caso em estudo, o inquérito por questionário será utilizado como técnica de recolha de dados. Esta técnica foi a escolhida por ser vantajosa, uma vez que a recolha de dados é mais rápida, fácil, menos dispendiosa ou mais certeira, e permite inquirir uma amostra alargada. Posteriormente procedemos ao envio por correio eletrónico a todos os funcionários, solicitando o preenchimento do questionário on-line, fornecendo o respetivo link. Será dado um prazo de resposta previamente definido e a recolha será feita através da internet. O questionário utilizado foi adaptado do questionário aplicado aos profissionais de saúde, Questionário de Stress nos Profissionais de Saúde (QSPS). Fonte: (Stress Ocupacional, Burnout e Suporte, 2011). O mesmo será dividido em 4 partes, uma referente aos dados pessoais, profissionais e familiares, que irá permitir recolher dados relativamente à idade, género, habilitações literárias, estado civil e nº de filhos, outra referente ao stress a nível global, outra referente ao stress ao nível função por uma fim referente ao apoio social. Com base nos dados recolhidos e tratados é possível elencar alguns dos resultados aos quais o estudo se propõe, nomeadamente, as principais causas de Stress nos funcionários da Segurança Social.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-96995-1-9
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/28978
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.titleStress nos funcionários da Segurança Social - Eestudo de caso no Centro Distrital de Leiriapt_PT
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oaire.citation.endPage290pt_PT
oaire.citation.startPage289pt_PT
oaire.citation.titleAtas do III Eoncontro da I2ES do ISLA Santarém (ecI2ES´17)pt_PT
person.familyNameMartinho
person.givenNameFilipa
person.identifier.ciencia-id1D1F-E5C3-2200
person.identifier.orcid0000-0002-8089-9831
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