Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Educar as emoções: do reconhecimento e gestão das emoções ao desenvolvimento socioemocional na Educação de Infância

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente relatório reflete o percurso vivido e experienciado em contexto de Creche e Jardim de Infância, no âmbito da Prática e Intervenção Supervisionada do Mestrado em Educação Pré- Escolar. Este projeto assenta no paradigma da Investigação-Ação, no qual se privilegiou a observação, a reflexão e a análise dos dados recolhidos, com vista a melhorar a ação educativapedagógica. Neste sentido, evidenciamos a Investigação-Ação, que colocou as crianças em “confronto” com a suas emoções, as emoções dos outros e as relações que daí derivam. Na ação educativo-pedagógica as crianças tiveram a oportunidade de se envolverem em oportunidades de aprendizagem, direcionadas para o reconhecimento e gestão das emoções. Estas oportunidades de aprendizagem tiveram como suporte as expressões artísticas, ou seja, através das expressões artísticas as crianças tiveram a oportunidade de exteriorizarem as suas emoções, conheceram as emoções dos colegas e serem compreensivos com os mesmos, permitindo assim o desenvolvimento socioemocional de cada uma delas. Foi ainda nosso propósito e com o intuito de enriquecer o estudo, ouvir as conceções das educadoras cooperantes. Através de entrevistas semiestruturadas identificámos opiniões sobre o desenvolvimento socioemocional, a importância da educação artística na vida das crianças e de que forma as expressões artísticas podem promover essas competências – sociais e emocionais – no contexto da educação de infância.
The present report reflects the lived and experienced journey in the daycare and kindergarten context, in the area of supervised practised and intervention of Master’s degree in preschool education. This project is based on the paradigma of research-action, in which the observation, reflection and analysis of the data were privileged, with the aim of improving the pedagogical – educational action. That is why we have emphasized the research-action which has placed the children face-toface with their own emotions, others emotions and the relationships that arise. In the pedagogical-educational action children had the opportunity of engaging in learning opportunities, targeted to the acknowledge and emotion management. This learning opportunity has as support the artistic expressions, this means that through artistic expression the children had the opportunity of showing their emotions, knowing their colleagues’ emotions and being tolerant with them, allowing the personal socio-emotional development. In order to enrich our study, our aim was also to listen to the opinion of the cooperating kindergarten teachers. Through semi-structured interviews we identified opinions about the social emotional development. The importance of the artistic education in children’s life and the way they can promote these competences – social and emotional- in the context of childhood education.

Description

Keywords

Educação Desenvolvimento Emoções Expressões artísticas Education Development Emotions Artistic expressions

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License