Repository logo
 
Publication

A Importância da Brincadeira no Desenvolvimento das Crianças

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCastel'Branco, Rita
dc.contributor.authorDinis, Mariana
dc.date.accessioned2016-06-14T12:16:53Z
dc.date.available2016-06-14T12:16:53Z
dc.date.issued2014-01-06
dc.description.abstractEste Relatório de Investigação tem por objetivo aprofundar um tema atual no domínio das Ciências da Educação, tendo por base dados recolhidos durante o ultimo estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar. O tema escolhido consistiu na avaliação da importância da brincadeira no desenvolvimento das crianças, nomeadamente no contexto do ensino pré-escolar. Após fazer uma apresentação de carácter introdutório ao tema e indicar as motivações que estiveram na base da sua escolha, o relatório (i) aborda e aprofunda os conceitos do que é brincar, brincadeira e atividades lúdicas, (ii) analisa a sua importância no dia-a-dia das crianças e no desenvolvimento destas, nomeadamente durante o jardim-de-infância, (iii) indica as características da metodologia adotada para análise do tema (metodologia quantitativa de investigação), as quais incluem entrevistas feitas às crianças e às educadoras da instituição, (iv) apresenta a interpretação dos dados recolhidos, nomeadamente comparando as diversas respostas dadas aos questionários pré-elaborados. O relatório termina com a apresentação das conclusões mais relevantes a que se chegaram durante a realização do presente relatório, das quais se destacam: · A brincadeira é o trabalho das crianças na idade pré-escolar e é importante para que estas sejam felizes e cresçam de uma forma saudável e segura. · Apesar do termo brincar ser utilizado de um modo banal no dia-a-dia das crianças, a ele também corresponde um conteúdo de aprendizagem, o que significa que também tem por finalidade o desenvolvimento e a formação das crianças. · Através da brincadeira a criança consegue construir, desenvolver e trabalhar diversas competências, nomeadamente (i) sociais, (ii) emocionais, (iii) físicas e (iv) do jogo. Em suma, o estudo conclui sobre as vantagens de no jardim-de-infância os profissionais de educação recorrerem a uma pedagogia tanto quanto possível com caraterísticas lúdicas, pois dessa forma as crianças tendem a adquirir as competências de forma mais célere.pt_PT
dc.identifier.tid201180200pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/14043
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectAtividade Lúdicapt_PT
dc.subjectBrincarpt_PT
dc.subjectBrincadeirapt_PT
dc.titleA Importância da Brincadeira no Desenvolvimento das Criançaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorEscola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DINIS Mariana 2014.pdf
Size:
1.15 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: