Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.15 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este Relatório de Investigação tem por objetivo aprofundar um tema atual no domínio das Ciências da Educação, tendo por base dados recolhidos durante o ultimo estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar. O tema escolhido consistiu na avaliação da importância da brincadeira no desenvolvimento das crianças, nomeadamente no contexto do ensino pré-escolar.
Após fazer uma apresentação de carácter introdutório ao tema e indicar as motivações que estiveram na base da sua escolha, o relatório (i) aborda e aprofunda os conceitos do que é brincar, brincadeira e atividades lúdicas, (ii) analisa a sua importância no dia-a-dia das crianças e no desenvolvimento destas, nomeadamente durante o jardim-de-infância, (iii) indica as características da metodologia adotada para análise do tema (metodologia quantitativa de investigação), as quais incluem entrevistas feitas às crianças e às educadoras da instituição, (iv) apresenta a interpretação dos dados recolhidos, nomeadamente comparando as diversas respostas dadas aos questionários pré-elaborados.
O relatório termina com a apresentação das conclusões mais relevantes a que se chegaram durante a realização do presente relatório, das quais se destacam: · A brincadeira é o trabalho das crianças na idade pré-escolar e é importante para que estas sejam felizes e cresçam de uma forma saudável e segura.
· Apesar do termo brincar ser utilizado de um modo banal no dia-a-dia das crianças, a ele também corresponde um conteúdo de aprendizagem, o que significa que também tem por finalidade o desenvolvimento e a formação das crianças.
· Através da brincadeira a criança consegue construir, desenvolver e trabalhar diversas competências, nomeadamente (i) sociais, (ii) emocionais, (iii) físicas e (iv) do jogo.
Em suma, o estudo conclui sobre as vantagens de no jardim-de-infância os profissionais de educação recorrerem a uma pedagogia tanto quanto possível com caraterísticas lúdicas, pois dessa forma as crianças tendem a adquirir as competências de forma mais célere.
Description
Keywords
Educação Pré-Escolar Atividade Lúdica Brincar Brincadeira