Publication
A relação escola-família: uma parceria necessária
dc.contributor.advisor | Mota, Luís Carlos Martins de Almeida, 1960- | |
dc.contributor.author | Silva, Ana Rita Guilhermino | |
dc.date.accessioned | 2020-01-30T14:51:04Z | |
dc.date.available | 2020-01-30T14:51:04Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | O presente relatório resulta de um projeto de investigação-ação, realizado no decurso do estágio, em jardim de infância, no decurso do mestrado em Educação Pré-Escolar, centrado na família e na sua participação no jardim de infância. Com destinatários com idades entre os 3 e os 5 anos, adotou-se como questão de partida “Como posso promover uma maior articulação entre o jardim de infância e a família?”, com os objetivos específicos: conhecer a relação entre o jardim de infância e a família; identificar as estratégias que os educadores usam (e podem usar) para articular as famílias com o jardim de infância; implementar estratégias que facilitem um maior envolvimento das famílias no jardim de infância; compreender como se sentem as famílias ao participar nas atividades e que importância atribuem a esta participação; e finalmente, avaliar a perceção das crianças sobre as atividades proporcionadas pelas famílias. Da avaliação de contexto resultou uma intervenção pedagógica que promoveu, de forma sistemática, o envolvimento e a participação dos familiares na construção das aprendizagens das crianças. Em termos metodológicos mobilizaram-se a observação e a entrevista, com recurso a diário de bordo e a guiões de entrevista, buscando captar perceções de familiares e das crianças sobre participação de familiares. Esta investigação permite comprovar que a articulação entre o jardim de infância e a família tem de ser contínua, isto é, trabalhada diariamente através de estratégias adequadas ao público-alvo para que, de certa forma, possa ser melhorada e cada vez mais próxima. A articulação, e aproximação, possibilita não só uma maior confiança, mas promove igualmente o desenvolvimento de laços afetivos, contribuindo para o desenvolvimento das crianças. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202381870 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/31144 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Jardim de Infância | pt_PT |
dc.subject | Educadores de Infância | pt_PT |
dc.subject | Parceria Jardim de Infância / Família | pt_PT |
dc.title | A relação escola-família: uma parceria necessária | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |