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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório resulta de um projeto de investigação-ação, realizado
no decurso do estágio, em jardim de infância, no decurso do mestrado em Educação
Pré-Escolar, centrado na família e na sua participação no jardim de infância.
Com destinatários com idades entre os 3 e os 5 anos, adotou-se como questão de
partida “Como posso promover uma maior articulação entre o jardim de infância e a
família?”, com os objetivos específicos: conhecer a relação entre o jardim de infância
e a família; identificar as estratégias que os educadores usam (e podem usar) para
articular as famílias com o jardim de infância; implementar estratégias que facilitem
um maior envolvimento das famílias no jardim de infância; compreender como se
sentem as famílias ao participar nas atividades e que importância atribuem a esta
participação; e finalmente, avaliar a perceção das crianças sobre as atividades
proporcionadas pelas famílias.
Da avaliação de contexto resultou uma intervenção pedagógica que promoveu, de
forma sistemática, o envolvimento e a participação dos familiares na construção das
aprendizagens das crianças. Em termos metodológicos mobilizaram-se a observação e
a entrevista, com recurso a diário de bordo e a guiões de entrevista, buscando captar
perceções de familiares e das crianças sobre participação de familiares.
Esta investigação permite comprovar que a articulação entre o jardim de infância e a
família tem de ser contínua, isto é, trabalhada diariamente através de estratégias
adequadas ao público-alvo para que, de certa forma, possa ser melhorada e cada vez
mais próxima. A articulação, e aproximação, possibilita não só uma maior confiança,
mas promove igualmente o desenvolvimento de laços afetivos, contribuindo para o
desenvolvimento das crianças.
Description
Keywords
Jardim de Infância Educadores de Infância Parceria Jardim de Infância / Família