Publication
A importância de brincar com a matemática no ensino pré-escolar: um estudo de caso
dc.contributor.author | Silva, Ana Maria Monteiro dos Santos Gonçalves da | |
dc.date.accessioned | 2013-09-19T12:08:07Z | |
dc.date.available | 2013-09-19T12:08:07Z | |
dc.date.issued | 2013-08 | |
dc.description.abstract | O tema deste estudo, enquanto trabalho de investigação, surgiu da prática e do contexto profissional. Pretendo analisar os processos de aprendizagem de conceitos lógico-matemáticos com crianças em idade pré-escolar, em particular com 26 crianças de três anos de idade. Procurarei aferir e compreender de que forma a utilização de jogos e materiais matemáticos podem ajudar e contribuir para potenciar o desenvolvimento destes conceitos e da criança em geral e em particular com crianças de 3 anos de idade. Foram preparadas 12 atividades diferentes que foram desenvolvidas com as crianças e das quais obtivemos registos de observação. A investigação decorreu num espaço de 4 meses, entre outubro de 2012 e final de janeiro de 2013. No presente trabalho vou ter em linha de conta a convergência e respetiva análise de quatro fatores: a criança, a matemática, o lúdico e a sua importância, as suas aprendizagens e o papel da Educadora neste processo. Com base nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE) (ME,1997), definirei um conjunto de critérios e de níveis de desempenho para avaliar a aquisição dos conceitos matemáticos. Do ponto de vista metodológico vai ser um estudo qualitativo, cuja pesquisa se caracteriza por um “estudo de caso”. Para a sua concretização foi necessário recorrer a diferentes técnicas para fazer a recolha de dados: observação naturalista participante, notas de campo e pesquisa documental. Desta forma o presente trabalho de investigação, destina-se a compreender a forma como deve o educador agir para potenciar a aquisição e desenvolvimento de competências lógico-matemáticas. Os resultados sugerem que as crianças adquirem e desenvolvem com mais facilidade estas competências quando confrontadas com uma metodologia de aprendizagem em que o lúdico e o brincar desempenham um papel fundamental. Palavras- | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/4717 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Raciocínio lógico-matemático | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | Jogo educativo | por |
dc.subject | Educação pré-escolar | por |
dc.title | A importância de brincar com a matemática no ensino pré-escolar: um estudo de caso | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |