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Abstract(s)
É longínqua e indiscutível a ligação que se estabelece entre Portugal e os Países
Africanos de Língua Oficial Portuguesa.
No entanto, a manutenção dos laços de entreajuda e cooperação, embora desejada e
expressamente manifestada por ambas as partes, nem sempre se consubstancia em acções
concretas.
É neste contexto que se insere o presente trabalho, tendo como objectivo investigar
de que modo se materializa a Política de Cooperação entre Portugal e os Países Africanos de
Língua Oficial Portuguesa, ao nível do Ensino Superior. Avaliamos concretamente a actuação
das Instituições de Ensino Superior Politécnico, junto dos alunos oriundos daqueles países, no
domínio da Acção Social e de que modo pode existir uma acção diferenciadora entre
Instituições, capaz de captar alunos e de os acolher em melhores condições.
Perante as carências e fragilidades encontradas naquela população, concluímos que
existe um vasto campo de actuação onde as Instituições de Ensino Superior podem realizar os
propósitos enunciados nos Acordos de Cooperação, estabelecidos com aqueles Países.
Actuando em prol destes alunos efectivam assim as resoluções enunciadas para a Política de
Cooperação Portuguesa em matéria de educação e divulgação da língua e cultura portuguesas,
contribuindo ainda, para o desenvolvimento daqueles países.
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Keywords
Política de cooperação PALOP Ensino Superior Politécnico