Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
446.29 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este trabalho de investigação pretende dar a conhecer um modelo de autoavaliação
da organização – CAF (Commom Assessesment Framework).
Modelo de gestão inovador que foi criado para responder às novas modalidades e
características de administração dos organismos públicos. Promove e possibilita avaliação
do desempenho organizacional no seu todo. Constituindo-se, assim como um precioso
instrumento de gestão de topo, para que, no âmbito da missão, os objectivos preconizados
sejam atingidos.
Da investigação resultou o conhecimento da aplicação deste modelo de análise,
com sucesso em várias organizações, que operado de forma contínua e sistemática,
permite a qualquer momento realizar auto avaliações e introduzir correcções no
desempenho.
Nesta perspectiva, o presente trabalho equaciona a sua aplicação na AFA,
concluindo que a implementação deste modelo proporcionaria ganhos de eficiência na
gestão contribuindo, de forma inequívoca, para a excelência do desempenho que se deseja
para a organização.
O trabalho foi estruturado em 5 capítulos, com os quais se pretendeu caracterizar o
modelo CAF, explicar a sua metodologia de aplicação, identificar o sistema de avaliação
actualmente em vigor na FAP, projectar na AFA o modelo, e respectivas condicionantes, e
por fim analisar os resultados obtidos em função dos questionários realizados.
O estudo seguiu o método preconizado por Raymond Quivy para investigação em
Ciências Sociais. O desenvolvimento do trabalho foi enquadrado por uma pergunta de
partida, elaborada a partir de uma problemática identificada. A resposta a esta questão
central é construída através da formulação de hipóteses e a construção de um modelo
conceptual, testados através da observação dos resultados obtidos. Abstract: The purpose of this research is to expose a model of self-assessment of the
organization – CAF (Common Assessment Framework).
This is an innovative management model which was created as an answer to the
new modalities and characteristics of administration of public organisms. It fosters and
enables the assessment of the organizational performance as a whole, thus becoming an
invaluable tool of top management so that, in the context of the mission, the designated
goals are achieved.
From this research emerged the familiarization with the successful application of
this assessment model in several organizations which, if applied in a continuous and
systematic way allows them to conduct self-assessments and make corrections to their
performance at any time.
In this sense, this stud y considers its application in the AFA, concluding that the
implementation of this model would enable the improvement of management efficiency
and, therefore, contribute for the performance excellence that is wished for the
organization.
This research was structured in five chapters, which are meant to characterize the
CAF model, explain its application methodology, identify the assessment system currently
in use in the PRTAF, apply the model and its restrictions in the AFA and, finally, analyze
the results obtained according to the survey which was conducted.
This study followed Raymond Quivy’s social science research method. It was
developed in the context of a research question drawn from a problem which was
identified. This research question is answered through the formulation of hypotheses and
the development of a conceptual model, tested through the observation of the results
obtained.
Description
Keywords
Common Assessment Framework Serviço Público Qualidade Avaliação da qualidade Criação de Valor