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A identidade de uma região ou comunidade reflecte a sua história e
os seus valores. A perda da diversidade e especificidade cultural resultante
dos fenómenos associados à globalização, nomeadamente
de usos e costumes, origina uma uniformização de práticas que tem
levado, de forma irreversível, à extinção de micro-culturas regionais
e consequentemente do valor das suas peculiaridades tradicionais.
Entre as consequências negativas resultantes de uma sociedade
amplamente globalizada destacamos a individualização, a uniformização
e a afirmação autoritária de valores. Os membros mais jovens
das comunidades, mais expostos e permeáveis aos fenómenos de
aculturação, crescem de acordo com um sistema standardizado, que
acentua a perda da consciência de grupo. No mercado lúdico para a
infância, deparamo-nos cada vez mais com propostas homogéneas
que não revelam hábitos e vivências locais. Esta realidade fomenta
o desaparecimento de práticas e valores culturais que muitas vezes
estruturavam e reforçavam a identidade local.
Urge pois, inverter a situação, afirmando a riqueza social e cultural
de cada povo e de cada região, promovendo e estimulando junto
das crianças, grupo etário predisposto para aprender com os mais
velhos, a participação, a recuperação da memória local e o sentimento
de pertença.
O crescimento dos níveis de poluição mundial surge como outra
consequência nefasta do processo de globalização. O incremento
do desperdício de embalagens reforça a importância da relação entre
embalagem e produto - muitas propostas apresentam embalagens
com ciclos de vida útil completamente desfasados do ciclo que
vida útil dos produtos que contêm. Dada a sua inevitabilidade e o
facto de se assumir de forma crescente como um elemento indispensável
na esfera de valor de um produto, a embalagem exige uma
consideração atenta e transversal.
Ao projectar uma embalagem é necessário promover a sustentabilidade
através da optimização no uso de materiais e da aproximação
do tempo de vida útil da embalagem ao do produto. Assim, a responsabilidade
passa, por avaliar todas as dimensões do produto
(entre as quais a embalagem) e optimizá-las para que se transformem
em mais-valias e mantenham requisitos que a definam como
uma solução sustentável.
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Jogos Tradição Memória Identidade cultural Criança Embalagem