Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Cooperar para aprender e aprender para cooperar: construir uma aprendizagem partilhada e participativa

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ANA_DUARTE.pdf16.92 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório contempla a descrição e a análise crítico-reflexiva das Práticas de Ensino Supervisionadas, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com este relatório procuro evidenciar todo o meu percurso formativo, analisando os dados emergentes dos contextos da Prática de Ensino Supervisionada e da Intervenção Pedagógica. Ao longo deste trabalho pretendo essencialmente destacar determinados princípios e estratégias que considero fundamentais. Deste modo, saliento a escuta, a cooperação, a partilha de saberes e a participação ativa das crianças na tomada de decisões, no que diz respeito ao seu processo de aprendizagem. Em ambas as valências educativas, realço a metodologia de trabalho de projeto como uma forma de desenvolver os princípios e estratégias acima mencionados. No presente relatório são abordadas experiências-chave consideradas como dimensões relevantes, as quais suscitam o debate fundamentado, fazendo emergir novas maneiras de pensar e de agir perante os desafios atuais da educação. Por último, realizo uma síntese reflexiva de todo o meu percurso académico, resumindo as contribuições globais das experiências resultantes das Práticas de Ensino Supervisionadas.

Description

Keywords

Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Movimento da Escola Moderna Cooperação Participação

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue