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Authors
Abstract(s)
O presente relatório contempla a descrição e a análise crítico-reflexiva das Práticas de Ensino Supervisionadas, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Com este relatório procuro evidenciar todo o meu percurso formativo, analisando os dados emergentes dos contextos da Prática de Ensino Supervisionada e da Intervenção Pedagógica.
Ao longo deste trabalho pretendo essencialmente destacar determinados princípios e estratégias que considero fundamentais. Deste modo, saliento a escuta, a cooperação, a partilha de saberes e a participação ativa das crianças na tomada de decisões, no que diz respeito ao seu processo de aprendizagem.
Em ambas as valências educativas, realço a metodologia de trabalho de projeto como uma forma de desenvolver os princípios e estratégias acima mencionados.
No presente relatório são abordadas experiências-chave consideradas como dimensões relevantes, as quais suscitam o debate fundamentado, fazendo emergir novas maneiras de pensar e de agir perante os desafios atuais da educação.
Por último, realizo uma síntese reflexiva de todo o meu percurso académico, resumindo as contribuições globais das experiências resultantes das Práticas de Ensino Supervisionadas.
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Keywords
Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Movimento da Escola Moderna Cooperação Participação