Repository logo
 
Publication

A Matemática na Educação Pré-Escolar. Início de uma trajetória de aprendizagem na Geometria

dc.contributor.advisorMarchão, Amélia
dc.contributor.advisorCebola, Graça
dc.contributor.authorNeves, Ana Raquel Durão
dc.date.accessioned2018-11-05T12:49:43Z
dc.date.available2018-11-05T12:49:43Z
dc.date.issued2018-10-15
dc.description.abstractNeste relatório final apresentamos a descrição e a reflexão da Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida numa sala de creche e numa sala de jardim de infância, da cidade de Portalegre. Nele permitimo-nos realçar a importância do domínio da Matemática na Educação Pré-Escolar, especificamente no que diz respeito a conceitos ligados à Geometria e a processos matemáticos, no início da aprendizagem matemática das crianças. Ao longo deste relatório são apresentadas e discutidas tarefas exploradas com as crianças, analisadas as suas contribuições orais e os seus registos escritos. Optámos pela metodologia de investigação-ação, por possibilitar uma observação e reflexão aprofundada da prática e, consequentemente, a sua melhoria, e por contribuir para a nossa formação profissional.pt_PT
dc.description.abstractIn this final report we present the description and reflection of the Supervised Teaching Practice developed in a nursery school and a kindergarten in the city of Portalegre. It enables us to highlight the importance of the domain of mathematics in Preschool Education, specifically regarding to concepts related to geometry and mathematical processes, at the beginning of the children mathematical learning. Throughout this report are presented and discussed the tasks explored with the children, examining their oral contributions and their written records. We have chosen the action research methodology, by enabling an observation and reflection of the practice and thus its improvement, and for contributing to our professional training.pt_PT
dc.identifier.tid201989069pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/24713
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectProcessos Matemáticospt_PT
dc.subjectGeometriapt_PT
dc.subjectPre-school Educationpt_PT
dc.subjectMathematicspt_PT
dc.subjectMathematical Processespt_PT
dc.subjectGeometrypt_PT
dc.titleA Matemática na Educação Pré-Escolar. Início de uma trajetória de aprendizagem na Geometriapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Portalegre
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Ana Raquel Durão Neves_RelatórioFinal_16061.pdf
Size:
1.81 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: