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Formação em contexto real de trabalho em tempo de pandemia COVID-19

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorSilva, Ana Luísa Junça da
dc.contributor.authorPinto, Deolinda dos Anjos Redondo
dc.date.accessioned2022-02-08T12:05:35Z
dc.date.available2022-02-08T12:05:35Z
dc.date.issued2021-10
dc.date.submitted2021-10
dc.description.abstractO presente estudo pretendeu desenvolver o conhecimento acerca da transferência da formação, para o contexto real de trabalho, através da análise de variáveis relacionadas com a conceção da formação (e.g., suporte da chefia e dos colegas), das características individuais dos formandos (e.g., adaptabilidade) e do ambiente de trabalho (e.g., oportunidade para transferir o conhecimento adquirido). Especificamente, pretendeu-se (1) identificar os fatores que promovem a transferência do conhecimento para o trabalho, (2) e que estimulam a adaptabilidade dos colaboradores à situação pandémica, (3) analisar o papel mediador da motivação para transferir o conhecimento na relação entre a perceção de suporte das chefias, e dos colegas, e o desempenho. (4) e entre a adaptabilidade e o desempenho. A amostra foi constituída por 219 participantes, com idades compreendidas entre os 20 e 66 anos. O instrumento de recolha de dados utilizado foi baseado no inventário do sistema de transferência de aprendizagem (LTSI). Os resultados mostraram que a autoeficácia, e a expetativa esforço-desempenho foram os fatores com maior peso para a transferência do conhecimento, adquirido em formação, para o trabalho. Por outro lado, os fatores que mais influenciaram a adaptabilidade à situação pandémica foram a autoeficácia, o suporte dos colegas, e a oportunidade para colocar o conhecimento, aprendido em formação, em prática. Os resultados mostraram ainda que a variável mediadora, motivação para transferir teve um efeito indireto estatisticamente significativo na relação entre o suporte dos pares e das chefias e o desempenho e entre a adaptabilidade e o desempenho. Adicionalmente, um conjunto de análises mostrou que as mediações encontradas dependiam dos níveis de auto-eficácia, de tal forma que, as relações de mediação eram mais fortes quando a auto-eficácia era elevada. Assim, a adaptabilidade e o suporte, quer dos colegas, quer da chefia, são fatores determinantes para a transferência do conhecimento e o desempenho subsequente.pt_PT
dc.identifier.tid202923355pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/39248
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectIn-the-job trainingpt_PT
dc.subjecttransferência das aprendizagenspt_PT
dc.subjectadaptabilidadept_PT
dc.subjectLTSIpt_PT
dc.subjectmotivação para transferirpt_PT
dc.subjectdesempenhopt_PT
dc.titleFormação em contexto real de trabalho em tempo de pandemia COVID-19pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Tomar
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Recursos Humanospt_PT

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Dissertação (1).pdf
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