Publication
Formação em contexto real de trabalho em tempo de pandemia COVID-19
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Economia e Gestão | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Silva, Ana Luísa Junça da | |
| dc.contributor.author | Pinto, Deolinda dos Anjos Redondo | |
| dc.date.accessioned | 2022-02-08T12:05:35Z | |
| dc.date.available | 2022-02-08T12:05:35Z | |
| dc.date.issued | 2021-10 | |
| dc.date.submitted | 2021-10 | |
| dc.description.abstract | O presente estudo pretendeu desenvolver o conhecimento acerca da transferência da formação, para o contexto real de trabalho, através da análise de variáveis relacionadas com a conceção da formação (e.g., suporte da chefia e dos colegas), das características individuais dos formandos (e.g., adaptabilidade) e do ambiente de trabalho (e.g., oportunidade para transferir o conhecimento adquirido). Especificamente, pretendeu-se (1) identificar os fatores que promovem a transferência do conhecimento para o trabalho, (2) e que estimulam a adaptabilidade dos colaboradores à situação pandémica, (3) analisar o papel mediador da motivação para transferir o conhecimento na relação entre a perceção de suporte das chefias, e dos colegas, e o desempenho. (4) e entre a adaptabilidade e o desempenho. A amostra foi constituída por 219 participantes, com idades compreendidas entre os 20 e 66 anos. O instrumento de recolha de dados utilizado foi baseado no inventário do sistema de transferência de aprendizagem (LTSI). Os resultados mostraram que a autoeficácia, e a expetativa esforço-desempenho foram os fatores com maior peso para a transferência do conhecimento, adquirido em formação, para o trabalho. Por outro lado, os fatores que mais influenciaram a adaptabilidade à situação pandémica foram a autoeficácia, o suporte dos colegas, e a oportunidade para colocar o conhecimento, aprendido em formação, em prática. Os resultados mostraram ainda que a variável mediadora, motivação para transferir teve um efeito indireto estatisticamente significativo na relação entre o suporte dos pares e das chefias e o desempenho e entre a adaptabilidade e o desempenho. Adicionalmente, um conjunto de análises mostrou que as mediações encontradas dependiam dos níveis de auto-eficácia, de tal forma que, as relações de mediação eram mais fortes quando a auto-eficácia era elevada. Assim, a adaptabilidade e o suporte, quer dos colegas, quer da chefia, são fatores determinantes para a transferência do conhecimento e o desempenho subsequente. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 202923355 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/39248 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | In-the-job training | pt_PT |
| dc.subject | transferência das aprendizagens | pt_PT |
| dc.subject | adaptabilidade | pt_PT |
| dc.subject | LTSI | pt_PT |
| dc.subject | motivação para transferir | pt_PT |
| dc.subject | desempenho | pt_PT |
| dc.title | Formação em contexto real de trabalho em tempo de pandemia COVID-19 | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.grantor | Instituto Politécnico de Tomar | |
| thesis.degree.name | Mestrado em Gestão de Recursos Humanos | pt_PT |
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