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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo pretendeu desenvolver o conhecimento acerca da transferência da
formação, para o contexto real de trabalho, através da análise de variáveis relacionadas
com a conceção da formação (e.g., suporte da chefia e dos colegas), das características
individuais dos formandos (e.g., adaptabilidade) e do ambiente de trabalho (e.g.,
oportunidade para transferir o conhecimento adquirido). Especificamente, pretendeu-se
(1) identificar os fatores que promovem a transferência do conhecimento para o trabalho,
(2) e que estimulam a adaptabilidade dos colaboradores à situação pandémica, (3) analisar
o papel mediador da motivação para transferir o conhecimento na relação entre a perceção
de suporte das chefias, e dos colegas, e o desempenho. (4) e entre a adaptabilidade e o
desempenho. A amostra foi constituída por 219 participantes, com idades compreendidas
entre os 20 e 66 anos. O instrumento de recolha de dados utilizado foi baseado no
inventário do sistema de transferência de aprendizagem (LTSI). Os resultados mostraram
que a autoeficácia, e a expetativa esforço-desempenho foram os fatores com maior peso
para a transferência do conhecimento, adquirido em formação, para o trabalho. Por outro
lado, os fatores que mais influenciaram a adaptabilidade à situação pandémica foram a
autoeficácia, o suporte dos colegas, e a oportunidade para colocar o conhecimento,
aprendido em formação, em prática. Os resultados mostraram ainda que a variável
mediadora, motivação para transferir teve um efeito indireto estatisticamente
significativo na relação entre o suporte dos pares e das chefias e o desempenho e entre a
adaptabilidade e o desempenho. Adicionalmente, um conjunto de análises mostrou que
as mediações encontradas dependiam dos níveis de auto-eficácia, de tal forma que, as
relações de mediação eram mais fortes quando a auto-eficácia era elevada. Assim, a
adaptabilidade e o suporte, quer dos colegas, quer da chefia, são fatores determinantes
para a transferência do conhecimento e o desempenho subsequente.
Description
Keywords
In-the-job training transferência das aprendizagens adaptabilidade LTSI motivação para transferir desempenho