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O processo de alfabetização enquanto educação ao longo da vida: o caso da oficina Letras P'rá Vida, na Loja Social, Câmara Municipal de Condeixa
dc.contributor.advisor | Carvalho, Nuno Manuel dos Santos, 1958- | |
dc.contributor.author | Silva, Joana Sofia de Almeida da | |
dc.date.accessioned | 2018-11-09T12:24:37Z | |
dc.date.available | 2018-11-09T12:24:37Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | A presente investigação enquadra-se no âmbito da área da Educação de Adultos e Desenvolvimento Local, e tem como principal objetivo caraterizar o impacto da literacia decorrente da participação das pessoas numa oficina de alfabetização e compreender o processo de alfabetização enquanto Educação ao Longo da Vida. A metodologia utilizada neste estudo centrou-se na realização de entrevistas a alguns participantes das oficinas da 1ª e 2ª edições do Projeto Letras Prá Vida, decorridas, respetivamente, em 2015 e 2016, na Loja Social de Condeixa. Após a construção do guião de entrevista, procedeu-se à realização das entrevistas, à análise do conteúdo das mesmas e dos relatórios das duas edições e à análise documental. Por meio de avaliações constantes, efetuadas pelos próprios participantes, que reconhecem e valorizam a sua participação nas oficinas, justifica-se a relevância e a continuidade das mesmas em edições futuras. Efetivamente, a autonomia é algo que estes participantes aprendem a conquistar e a reconhecer como sendo cada vez mais fundamental para a sua qualidade de vida: saindo de casa deixando um bilhete escrito; melhorando a leitura e a escrita e, para além disso, reconhecendo a importância das oficinas na promoção da partilha e convívio entre o grupo (formandos e formadores). Como conclusão, importa salientar a importância que estas oficinas assumiram na vida dos participantes, sendo que grande parte deles nunca frequentou a escola e veem agora a oportunidade de desenvolverem competências de literacia. Por isso, é constante o seu interesse em participar em edições seguintes, a fim de aprenderem e/ ou aperfeiçoarem a leitura e a escrita, mas também desenvolverem aprendizagens da literacia digital. Revelam que o tempo de duração das oficinas é sempre pouco para corresponder à dimensão da sua ansiedade em melhorar as suas aprendizagens. Valorizam a possibilidade de mostrar às suas famílias os trabalhos por eles desenvolvidos e a importância que as oficinas tiveram na promoção de novas experiências pessoais, sociais e mesmo profissionais. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201984806 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/24817 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação ao Longo da Vida | pt_PT |
dc.subject | Educação de Adultos | pt_PT |
dc.subject | Literacia | pt_PT |
dc.subject | Literacia Digital | pt_PT |
dc.subject | Alfabetização de Adultos | pt_PT |
dc.subject | Inclusão Social | pt_PT |
dc.title | O processo de alfabetização enquanto educação ao longo da vida: o caso da oficina Letras P'rá Vida, na Loja Social, Câmara Municipal de Condeixa | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação de Adultos e Desenvolvimento Local | pt_PT |