Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Madalena Gonçalves.pdf846.95 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Hoje em dia a leitura é uma das capacidades indispensáveis à vida. A leitura torna-se importante e determinante tanto a nível pessoal como social e profissional do ser humano. Sendo assim, nós, educadores e professores, temos um papel crucial em criar hábitos de leitura nas crianças que passam por nós. O presente estudo insere-se na temática da leitura em voz alta, utilizando uma ferramenta da Web 2.0, o podcast. Este foi desenvolvido ao longo do período de prática pedagógica supervisionada numa turma do 4.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico. Para a execução deste projeto, realizou-se uma investigação-ação, contando com 14 participantes do 4.º ano de escolaridade de um contexto de ensino particular no distrito de Lisboa. Este projeto teve como objetivos compreender qual o papel da produção de podcasts na leitura em voz alta, desenvolver a fluência leitora no grupo de alunos participantes e promover a reflexão dos mesmos sobre a sua própria leitura e a leitura dos outros. Nesta investigação, utilizaram-se como instrumentos e recolha de dados a observação, a análise documental, os registos dos alunos e a entrevista de grupo. No que diz respeito aos resultados foi possível perceber que o podcasting pode ser um relevante motor de aprendizagem e desenvolvimento da leitura em voz alta, levando à tomada de consciência dos aspetos inerentes à mesma: aspetos articulatórios (precisão) e as dimensões da prosódia (expressividade e volume, construção frásica, suavidade e ritmo). Para além disso, a utilização deste recurso constituiu-se como uma motivação para a leitura em voz alta e ainda se tornou um auxílio para os alunos ouvirem e deterem os erros das suas leituras.
Nowadays reading is one of the indispensable skills in life. Reading becomes important and decisive both at a personal, social and professional level of the human being. Therefore, we, educators and teachers, have a crucial role in creating reading habits in the children who pass by us. The present study is part of the theme of reading aloud using a Web 2.0 tool, the podcast. This was developed during the period of supervised pedagogical practice in a class of the 4th grade of the 1st cycle of basic education. For the execution of this project, an action-research was carried out, with 14 participants from the 4th year of schooling in a private education context in the district of Lisbon. This project aimed to understand the role of podcast production in reading aloud, to develop reading fluency in the group of participating students and to promote their reflection on their own reading and the reading of others. In this investigation, observation, document analysis, student records and group interviews were used as instruments and data collection. Regarding the results, it was possible to perceive that podcasting can be a relevant engine of learning and development of reading aloud, leading to the awareness of the inherent aspects of it: articulatory aspects (correction) and prosodic aspects (expression, volume, texture, flow and path), in addition to this, it also assumed a strong role as a motivator and helped in the self-correction of the readings.

Description

Keywords

1.º ciclo do ensino básico, leitura em voz alta, fluência na leitura, podcast 1st cycle of basic education, reading aloud, fluency in reading, podcast

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue