Browsing by Issue Date, starting with "2023-03-09"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Short peripheral venous catheters contamination and the dangers of bloodstream infection in Portugal: an analytic studyPublication . Osório, Nádia; Oliveira, Vânia; Costa, Maria Inês; Santos-Costa, Paulo; Serambeque, Beatriz; Gama, Fernando; Adriano, David; Graveto, João; Parreira, Pedro; Salgueiro-Oliveira, AnabelaPeripheral venous catheters (PVCs) are the most used vascular access devices in the world. However, failure rates remain considerably high, with complications such as PVC-related infections posing significant threats to patients’ well-being. In Portugal, studies evaluating the contamination of these vascular medical devices and characterizing the associated microorganisms are scarce and lack insight into potential virulence factors. To address this gap, we analyzed 110 PVC tips collected in a large tertiary hospital in Portugal. Experiments followed Maki et al.’s semi-quantitative method for microbiological diagnosis. Staphylococcus spp. were subsequently studied for the antimicrobial susceptibility profile by disc diffusion method and based on the cefoxitin phenotype, were further classified into strains resistant to methicillin. Screening for the mecA gene was also done by a polymerase chain reaction and minimum inhibitory concentration (MIC)-vancomycin as determined by E-test, proteolytic and hemolytic activity on skimmed milk 1% plate and blood agar, respectively. The biofilm formation was evaluated on microplate reading through iodonitrotetrazolium chloride 95% (INT). Overall, 30% of PVCs were contaminated, and the most prevalent genus was Staphylococcus spp., 48.8%. This genus presented resistance to penicillin (91%), erythromycin (82%), ciprofloxacin (64%), and cefoxitin (59%). Thus, 59% of strains were considered resistant to methicillin; however, we detected the mecA gene in 82% of the isolates tested. Regarding the virulence factors, 36.4% presented α-hemolysis and 22.7% β-hemolysis, 63.6% presented a positive result for the production of proteases, and 63.6% presented a biofilm formation capacity. Nearly 36.4% were simultaneously resistant to methicillin and showed expression of proteases and/or hemolysins, biofilm formation, and the MIC to vancomycin were greater than 2 µg/mL. Conclusion: PVCs were mainly contaminated with Staphylococcus spp., with high pathogenicity and resistance to antibiotics. The production of virulence factors strengthens the attachment and the permanence to the catheter’s lumen. Quality improvement initiatives are needed to mitigate such results and enhance the quality and safety of the care provided in this field.
- Segurança da navegação. Desafios da comunicação nos serviços de reboque portuárioPublication . Santos, Carlos Manuel Pinheiro dos; Silveira, Pedro Alexandre MonteiroEste trabalho foi realizado com base na investigação desenvolvida, analisando as dinâmicas existentes, com o intuito de contribuir para a melhoria das comunicações nos serviços de reboque portuário em Portugal. Tem ainda o objetivo suplementar de analisar e dar a conhecer o serviço de reboque portuário. A utilização dos rebocadores para auxiliar as manobras com navios permite a execução de manobras que seriam demasiadamente arriscadas se fossem realizadas apenas com os meios disponíveis nos navios, proporcionando uma maior segurança operacional. A comunicação existente entre os intervenientes com ação direta na manobra dos navios - I) o comandante e a equipa do navio, II) o piloto e III) os rebocadores - permite concretizar as diversas práticas colaborativas necessárias durante as manobras, adquirindo assim um papel de mediação extremamente importante na relação entre os elementos referidos. Foi desenvolvido um estudo exploratório fundamentado através de uma componente de enquadramento e discussão crítica da literatura relevante, e uma componente de exercício teórico de investigação tipo básica-descritiva com recolha dos dados em campo, efetuada através de inquérito por questionário à população alvo - comandantes e mestres dos rebocadores que desenvolvem a atividade de serviço de reboque portuário em Portugal - que analisa o idioma de trabalho e o tipo e sequência das instruções recebidas. Obteve-se a participação de 36 inquiridos pertencentes à população alvo. As respostas demonstram que os inquiridos estão satisfeitos com a clareza das instruções. Contudo, ficou explanado que o tipo e sequência de instruções varia em função das áreas portuárias e do piloto que está a efetuar a manobra. O idioma de trabalho utilizado é a língua portuguesa. O presente trabalho cobre as aprendizagens realizadas, com o intuito de sensibilizar a comunidade marítima para que futuramente sejam elaboradas e implementadas melhorias no modelo de comunicação existente. A abordagem proposta é uma base de trabalho para desenvolvimentos futuros sobre o tema, apresentando algumas diretrizes para uma discussão mais aprofundada e disponibilizando informação em torno desta temática.
- Causas de Mortalidade Antrópicas em Aves de RapinaPublication . de Almeida, Sérgio GouveiaEste relatório pretende informar o leitor a respeito da problemática das ameaças de origem antrópica que as aves de rapina enfrentam, bem como para a importância da conservação destas espécies relacionando, sempre que possível, o seu papel nos ecossistemas com o conceito One Health. O estágio em si foi realizado no Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens, em Castelo Branco e teve como objectivo desenvolver e aprimorar as competências do aluno na Enfermagem Veterinária de animais selvagens e de conservação. Paralelamente, o aluno desenvolveu um estudo, integrado no programa Life Eurokite, no qual estudou a evolução das principais ameaças ao milhafre-real (Milvus milvus) e milhafre-preto (Milvus migrans), por concelho, em todo o território nacional, nos últimos 20 anos. As aves de rapina são animais predadores ou de hábitos necrófagos e, por essa razão, ao longo do tempo, têm sido alvo de numerosos preconceitos um pouco por todo o Mundo, o que tem colocado várias destas espécies em situações muito frágeis, do ponto de vista da conservação. No entanto, estes animais desempenham papeis muito importantes nos ecossistemas onde habitam e até na saúde pública das comunidades humanas.
- PODCASTS:Publication . Gonçalves, Madalena; Esteves, SandrinaHoje em dia a leitura é uma das capacidades indispensáveis à vida. A leitura torna-se importante e determinante tanto a nível pessoal como social e profissional do ser humano. Sendo assim, nós, educadores e professores, temos um papel crucial em criar hábitos de leitura nas crianças que passam por nós. O presente estudo insere-se na temática da leitura em voz alta, utilizando uma ferramenta da Web 2.0, o podcast. Este foi desenvolvido ao longo do período de prática pedagógica supervisionada numa turma do 4.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico. Para a execução deste projeto, realizou-se uma investigação-ação, contando com 14 participantes do 4.º ano de escolaridade de um contexto de ensino particular no distrito de Lisboa. Este projeto teve como objetivos compreender qual o papel da produção de podcasts na leitura em voz alta, desenvolver a fluência leitora no grupo de alunos participantes e promover a reflexão dos mesmos sobre a sua própria leitura e a leitura dos outros. Nesta investigação, utilizaram-se como instrumentos e recolha de dados a observação, a análise documental, os registos dos alunos e a entrevista de grupo. No que diz respeito aos resultados foi possível perceber que o podcasting pode ser um relevante motor de aprendizagem e desenvolvimento da leitura em voz alta, levando à tomada de consciência dos aspetos inerentes à mesma: aspetos articulatórios (precisão) e as dimensões da prosódia (expressividade e volume, construção frásica, suavidade e ritmo). Para além disso, a utilização deste recurso constituiu-se como uma motivação para a leitura em voz alta e ainda se tornou um auxílio para os alunos ouvirem e deterem os erros das suas leituras.