Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Desafios do enfermeiro especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica: saúde mental positiva e profissionalidade docente

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
RelatorioFinal-Cristina_Paulo.pdf34.01 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Os desafios do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica, percorridos nos Estágios I e II e no Projeto de Intervenção, promoveram expetativas de aprendizagem, consolidação de conhecimentos e novas práticas profissionais, em busca de excelência. Colocando o foco na promoção da saúde mental positiva, e constituindo os professores um grupo vulnerável, proporcionámos a oportunidade de a desenvolver, e sua literacia, numa abrangência multifatorial. O objetivo deste percurso foi a conquista de competências multinível para alcançar o patamar de enfermeiro especialista. Utilizou – se, como método inicial, uma revisão narrativa da literatura com recurso a descritores validados, que evidenciou a importância da intervenção com professores e conduziu à implementação do projeto, através de uma abordagem com estrutura psicoeducativa. Resultados: o Projeto promoveu a saúde mental positiva e sua literacia nos docentes, com impactos positivos. Conclusão: Uma intervenção estruturada com os professores deverá ser medida a instituir sistematicamente.
The challenges of the nurse, specializing in mental health and psychiatric nursing, followed in Stages I and II, and in the Project of Intervention, promoted expectations of learning, consolidation of knowledge and new professional practices, in search of excellence. Setting the focus on promoting positive mental health, and constituting the teachers as a vulnerable group, we provided the opportunity to develop and enhance it, and its literacy in a multi-factorial range. The objective of this trajectory was the achievement of multi-level competencies to reach the level of the specialist in nursing. As the initial method utilized, was a narrative revision of the literature appealing to validated descriptors, which demonstrated the importance of the intervention with teachers and led to the implementation of the project, through an approach with a psycho-educative structure. Results: The Project promoted positive mental health and its literacy in the teachers, with successful impacts. Conclusion: A structured intervention with the teachers should be a systematically instituted measure.

Description

Keywords

Saúde Mental Positiva Literacia em Saúde Mental Positiva Enfermagem Psiquiátrica Professores Profissionalidade Docente Positive mental Health Positive Mental Health Literacy Psychiatric Nursing Teacher Professionality

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue