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O estado de guerra sempre criou sérias exigências de informação, acerca a disposição das forças amigas ou sobre as intenções dos adversários, oponentes ou inimigos. A evolução exponencial da tecnologia, levou à introdução de modernos sistemas que permitem uma adequada e eficiente gestão da informação, tornando-se num factor determinante e que permite ganhar vantagens ao adversário.
Nestes modernos sistemas de informação, acreditamos que os new media desempenham um papel vital na guerra, principalmente nas population-centric conterinsurgency. Em oposição às guerras convencionais, onde os conflitos são travados principalmente entre forças armadas, verifica-se cada vez mais que o centro de gravidade dos combates é a população, materializada na population-centric conterinsurgency.
Devido ao facto das insurgents forces possuirem a capacidade de se deslocarem e dissimularem facilmente no seio da população após as ações de combate, leva a que seja extremamente necessário e fundamental a recolha de informações sobre a população em conterinsurgency. É neste aspeto, que os new media desempenham um papel vital, porque permite através da recolha de informações sobre a população e os acontecimentos, tentar compreender a mentalidade de forças insurgentes, bem como possibilita que um comandante possa ganhar a credibilidade da população, informando o público com uma política de verdade e transparência.
Os new media, que assentam fundamentalmente nas redes sociais, mudaram radicalmente a forma como o nosso mundo interage socialmente. Estes new media foram em grande parte os responsáveis que espoletaram os recentes incidentes ocorridos no norte de África, vulgarmente designados de “primavera árabe” e que desafiam as conterinsurgency forces e os seus líderes em vários níveis. É portanto fundamental, o entendimento da complexidade destes new media no ciberespaço como um domínio combatente. Não se trata apenas de defender as redes ou vencer a luta das informações. Trata-se de negar ao inimigo a capacidade em dominar os new media e usá-lo em seu proveito nas operações de conterinsurgency.
Para conseguir travar estas “novas” batalhas, torna-se necessário alterar alguns conceitos doutrinários, bem como desenvolver uma adequada estratégia de comunicação assente nos new media, que permita que as conterinsurgency forces obtenham o maior sucesso possível nas missões que lhes estão atribuídas. Abstract: Warfare has always created serious demands on information, whether it is about the disposition of friendly forces or the intentions of adversaries. With the introduction of modern information systems, the successful management of information has become a key determinant of who gains the advantege in warfare.
These modern information systems, including new media, play a vital role in warfare, most notably counterinsurgency. As opposed to conventional warfare, where conflicts are fought primarily among dedicated armed forces, the battles of counter-insurgency are fought for and among the population, the center of gravity in a counter-insurgency conflict.
Because insurgent forces possess the ability to move and disguise easily within the population after combat actions, means that it is very necessary and important to collect information on the population conterinsurgency. It is in this aspect that the new media play a vital role because it allows by gathering information about the people and events, trying to understand the mindset of insurgent forces, as well as enables a commander to gain the credibility of the population, informing the public with a policy of truth and transparency.
The new media, which rely primarily on social networks, have radically changed the way our world interacts socially. These new media were largely responsible espoletaram that recent incidents in North Africa, commonly called the "Arab Spring" and that challenge conterinsurgency forces and their leaders at various levels. It is therefore essential to the understanding of the complexity of these new media in cyberspace as a domain combatant. It is not just to defend the networks or win the fight of the information. It is to deny the enemy the ability to master new media and use it to their advantage in operations conterinsurgency.
To succeed in this new realm, it is necessary to change some doctrinal concepts as well as develop an adequate communication strategy based on the new media, which gives counter-insurgent forces the best chance at success.
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Keywords
Counter-insurgency New Media Conflitos Assimétricos Fourth generation warfare