Repository logo
 
Publication

Simulação imersiva virtual na formação contínua de enfermagem num hospital do Douro Litoral

datacite.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúdept_PT
dc.contributor.advisorPadilha, José Miguel
dc.contributor.authorRosa, João Luís Frias
dc.date.accessioned2018-04-23T10:03:31Z
dc.date.available2018-04-23T10:03:31Z
dc.date.issued2018-02-20
dc.description.abstractNa sociedade contemporânea o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na saúde, aliado à crescente complexidade dos contextos da prática clínica e à procura pela melhoria da qualidade e segurança dos cuidados de enfermagem, torna premente a necessidade de transformação dos paradigmas de ensino/formação e das estratégias de educação existentes. A simulação imersiva virtual (SIV) como estratégia pedagógica, pode constituir um contributo essencial para inovação nos modelos, estratégias e tecnologias pedagógicas, contribuindo para a desmaterialização da educação contínua e para a otimização dos resultados em enfermagem. Contudo, pouco se sabe, sobre a efetividade desta estratégia pedagógica na formação contínua de enfermagem, bem como sobre a utilidade, facilidade e intenção dos enfermeiros para a sua utilização. Este estudo foi concretizado em duas etapas distintas. Num primeiro momento estudamos o impacte, já conhecido, da SIV na formação contínua em enfermagem, através de uma revisão sistemática da literatura (RSL). Posteriormente para conhecer a facilidade, utilidade e intenção, percebida pelos enfermeiros, para a utilização de um simulador imersivo virtual na formação contínua, realizamos um estudo exploratório descritivo e transversal, de abordagem quantitativa. Utilizamos uma amostra não probabilística de conveniência, de 81 enfermeiros, de um Serviço de Urgência, num Hospital do Douro Litoral Português. A RSL permitiu clarificar que a SIV contribui para a melhoria do conhecimento, para o desenvolvimento de competências profissionais, para a melhoria da performance, para o aumento da satisfação, facilidade de compreensão, perceção da aprendizagem e pensamento crítico dos enfermeiros. O estudo exploratório revelou altos scores médios de facilidade, utilidade e intenção percebidas pelos enfermeiros, para utilizar um simulador imersivo virtual na formação contínua. Resultados que não têm relação com a formação (profissional e experiência), idade ou género dos enfermeiros. Em síntese a SIV é uma estratégia pedagógica que agrega qualidade à formação contínua de enfermagem e segurança aos cuidados. É percebida como fácil de utilizar, útil e os enfermeiros demonstram intenção em utilizá-la na sua formação contínua.pt_PT
dc.identifier.tid201893410pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/22506
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectSimulação imersiva virtualpt_PT
dc.subjectFormação contínuapt_PT
dc.subjectEnfermagempt_PT
dc.titleSimulação imersiva virtual na formação contínua de enfermagem num hospital do Douro Litoralpt_PT
dc.title.alternativeVirtual immersive simulation in nursing continuous education: Study developed at a hospital from Douro Litoralpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorEscola Superior de Enfermagem do Porto
thesis.degree.nameMestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Simulaçao imersiva virtual na formação continua em enfermagem - Hospital do Douro Litoral - Dissertação Mestrado - Joao Rosa.pdf
Size:
4.34 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: