Publication
Simulação imersiva virtual na formação contínua de enfermagem num hospital do Douro Litoral
datacite.subject.fos | Ciências Médicas::Ciências da Saúde | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Padilha, José Miguel | |
dc.contributor.author | Rosa, João Luís Frias | |
dc.date.accessioned | 2018-04-23T10:03:31Z | |
dc.date.available | 2018-04-23T10:03:31Z | |
dc.date.issued | 2018-02-20 | |
dc.description.abstract | Na sociedade contemporânea o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na saúde, aliado à crescente complexidade dos contextos da prática clínica e à procura pela melhoria da qualidade e segurança dos cuidados de enfermagem, torna premente a necessidade de transformação dos paradigmas de ensino/formação e das estratégias de educação existentes. A simulação imersiva virtual (SIV) como estratégia pedagógica, pode constituir um contributo essencial para inovação nos modelos, estratégias e tecnologias pedagógicas, contribuindo para a desmaterialização da educação contínua e para a otimização dos resultados em enfermagem. Contudo, pouco se sabe, sobre a efetividade desta estratégia pedagógica na formação contínua de enfermagem, bem como sobre a utilidade, facilidade e intenção dos enfermeiros para a sua utilização. Este estudo foi concretizado em duas etapas distintas. Num primeiro momento estudamos o impacte, já conhecido, da SIV na formação contínua em enfermagem, através de uma revisão sistemática da literatura (RSL). Posteriormente para conhecer a facilidade, utilidade e intenção, percebida pelos enfermeiros, para a utilização de um simulador imersivo virtual na formação contínua, realizamos um estudo exploratório descritivo e transversal, de abordagem quantitativa. Utilizamos uma amostra não probabilística de conveniência, de 81 enfermeiros, de um Serviço de Urgência, num Hospital do Douro Litoral Português. A RSL permitiu clarificar que a SIV contribui para a melhoria do conhecimento, para o desenvolvimento de competências profissionais, para a melhoria da performance, para o aumento da satisfação, facilidade de compreensão, perceção da aprendizagem e pensamento crítico dos enfermeiros. O estudo exploratório revelou altos scores médios de facilidade, utilidade e intenção percebidas pelos enfermeiros, para utilizar um simulador imersivo virtual na formação contínua. Resultados que não têm relação com a formação (profissional e experiência), idade ou género dos enfermeiros. Em síntese a SIV é uma estratégia pedagógica que agrega qualidade à formação contínua de enfermagem e segurança aos cuidados. É percebida como fácil de utilizar, útil e os enfermeiros demonstram intenção em utilizá-la na sua formação contínua. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201893410 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/22506 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Simulação imersiva virtual | pt_PT |
dc.subject | Formação contínua | pt_PT |
dc.subject | Enfermagem | pt_PT |
dc.title | Simulação imersiva virtual na formação contínua de enfermagem num hospital do Douro Litoral | pt_PT |
dc.title.alternative | Virtual immersive simulation in nursing continuous education: Study developed at a hospital from Douro Litoral | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Escola Superior de Enfermagem do Porto | |
thesis.degree.name | Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Simulaçao imersiva virtual na formação continua em enfermagem - Hospital do Douro Litoral - Dissertação Mestrado - Joao Rosa.pdf
- Size:
- 4.34 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.85 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: