Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Despertar a capacidade reflexiva dos alunos, enquanto professores estagiários e futuros professores de educação física

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Paulo Cruz - ISEIT.pdf2.23 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório visa expor o trabalho realizado no âmbito do estágio pedagógico, inserido no 2º ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares, e que ocorreu no Colégio Atlântico durante o ano letivo 2015/2016. Lecionou-se a disciplina de Educação Física em três turmas, de anos e ciclos distintos, uma turma de 5º ano, referente ao 2º Ciclo e duas turmas do 3º Ciclo, nomeadamente uma de 8º ano e outra de 9º ano de escolaridade. Este estágio representa uma etapa inicial na formação pessoal e profissional, onde todas as experiências vivenciadas, conhecimentos e aprendizagens adquiridas, conduzirão a uma prática docente com toda a competência necessária na disciplina de Educação Física. O relatório de estágio pretende descrever e refletir sobre as atividades desenvolvidas, bem como as aprendizagens realizadas durante o ano letivo. Assim, o presente relatório contempla quatro áreas: Profissional, Social e Ética; Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem; Escola e Comunidade e o Desenvolvimento profissional. A primeira área refere-se à organização, gestão e ao processo de ensino-aprendizagem, promovendo a sua qualidade, bem como a participação na comunidade escolar, onde imperam os valores da ética docente. A segunda área consiste na intervenção relativa ao planeamento, ensino e avaliação, sendo uma temática que envolve muita reflexão e que apelou às dificuldades sentidas ao longo do estágio, estando referidas também as soluções aplicadas para as ultrapassar. A terceira área diz respeito ao envolvimento docente com a comunidade, nomeadamente a participação em atividades do âmbito do plano anual, bem como o Desporto Escolar e ainda o acompanhamento da direção de turma. Por fim, a quarta área diz respeito à problemática das decisões de planeamento dos professores de Educação Física. Ao longo deste relatório serão referidas as tarefas realizadas, as estratégias aplicadas e as capacidades adquiridas, sempre tendo em vista a evolução e o sucesso dos alunos.

Description

Keywords

Alunos Aprendizagens Avaliação Educação Física Ensino Planeamento

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License