Repository logo
 
Publication

A supervisão clínica e os estilos de vida de estudantes de enfermagem em ensino clínico

datacite.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúdept_PT
dc.contributor.advisorCarvalho, António Luís
dc.contributor.authorSilva, Sérgio Rodrigues da
dc.date.accessioned2021-02-24T16:09:46Z
dc.date.available2021-02-24T16:09:46Z
dc.date.issued2021-01
dc.description.abstractA transição para o ensino superior representa uma fase de grandes mudanças que leva à consolidação do desenvolvimento pessoal e profissional de um estudante. Esta fase de transição surge assim como uma oportunidade para adquirir ou consolidar hábitos e comportamentos compatíveis com um estilo de vida saudável. Dentro deste grupo, os estilos de vida dos estudantes do ensino superior e o dos estudantes de Enfermagem em particular, com a vivência do ensino clínico, podem assumir características muito próprias. A supervisão clínica acaba por apresentar um papel fundamental num acompanhamento assente num paradigma de desenvolvimento e construção pessoal e profissional de estudante, não descorando os aspetos biopsicossociais, como são referência os estilos de vida. A investigação realizada no âmbito desta dissertação apresenta como principais objetivos: identificar os estilos de vida dos estudantes de enfermagem em ensino clínico no curso de licenciatura em enfermagem, numa escola do norte do país; avaliar a relação entre os estilos de vida, autoestima, bem-estar psicológico e variáveis sociodemográficas em estudantes de enfermagem em ensino clínico no curso de licenciatura em enfermagem, numa escola do norte do país; e identificar contributos para estratégias de supervisão clínica promotoras de estilos de vida saudáveis nos estudantes de enfermagem em ensino clínico. O estudo foi realizado com 414 estudantes de uma escola de enfermagem do norte do país, onde foi aplicado o questionário “Tenho um estilo de vida Fantástico?” (Silva, 2016). Este foi disponibilizado a todos os estudantes que se encontravam a frequentar o 3º ou 4º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem, ou seja, todos estudantes que se encontravam em ensino clínico. Numa segunda fase e com o objetivo principal de compreender e possivelmente justificar os resultados obtidos com a análise dos dados do questionário, foi realizado um focus group, constituído por 10 elementos. Surgiram resultados que revelam alterações nas áreas da autoestima, bem-estar psicológico, perceção corporal e em outras dimensões integrantes dos estilos de vida. É necessário melhorar as estratégias utilizadas no processo supervisivo, revelando-se a supervisão clínica em Enfermagem fundamental, onde deve existir como premissa basilar o acompanhamento do estudante de uma forma personalizada, individual, compreendendo-o e interligando as suas dimensões biológica, psicológica, afetiva, relacional e social. Assumindo este caminho, poderão surgir resultados positivos nos estilos de vida dos estudantes durante a vivência do ensino clínico.pt_PT
dc.identifier.tid202645584pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/35656
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectSupervisão clínica em enfermagempt_PT
dc.subjectEstudantes de enfermagempt_PT
dc.subjectEnsino clínicopt_PT
dc.titleA supervisão clínica e os estilos de vida de estudantes de enfermagem em ensino clínicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorEscola Superior de Enfermagem do Porto
thesis.degree.nameMestrado em Supervisão Clínica em Enfermagempt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação de Mestrado_Sérgio Silva.pdf
Size:
3.3 MB
Format:
Adobe Portable Document Format