Repository logo
 
Publication

Literacia familiar: da educação pré-escolar ao 1º ciclo do ensino básico. Algumas práticas e hábitos de leitura de histórias

dc.contributor.advisorCustódio, Pedro Balaus, 1964-
dc.contributor.authorLopes, Soraia Filipa Ventura
dc.date.accessioned2018-06-20T09:41:26Z
dc.date.available2018-06-20T09:41:26Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractEste relatório reflete a investigação realizada em contexto pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa I e II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A escolha do tema emergiu no decorrer da prática pedagógica supervisionada em Educação Pré-Escolar e intitula-se “Literacia familiar: da Educação Pré-Escolar ao 1.º Ciclo do Ensino Básico. Algumas práticas e hábitos de leitura de histórias”. O estudo empírico foi desenvolvido com um grupo de crianças de idade pré-escolar e os respetivos encarregados de educação, bem como com discentes de uma turma do 1.º ano do 1.º CEB e os encarregados de educação dessa turma. O estudo pretendeu identificar, analisar e comparar as práticas e os hábitos de leitura de histórias das famílias de crianças do jardim de infância (JI) e do 1.º CEB; verificar como promovem hábitos de leitura aos filhos/educandos; e, ainda, conhecer a perspetiva das crianças acerca deste assunto e compará-la com as respostas dos seus encarregados de educação. A investigação é de natureza qualitativa, seguindo um tipo descritivo e incorporou os pressupostos da metodologia de inquérito, através da qual se analisou a problemática, planificou e implementou todo o processo de investigação. Assim, foram utilizadas como técnicas de recolha de dados os inquéritos por questionário e por entrevista. Para analisar os dados obtidos recorreu-se a técnicas estatísticas relativas à estatística descritiva, pelo que são apresentados gráficos ao longo do relatório. A elaboração deste relatório permitiu constatar que a leitura de histórias em contexto familiar tem-se revelado uma prática fundamental, com inúmeras potencialidades para as crianças, devendo ser iniciada desde cedo. Os resultados evidenciam que os pais/encarregados de educação participantes têm consciência da importância de contar histórias aos filhos/educandos.pt_PT
dc.identifier.tid201925435pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/23127
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectLeitura de Históriaspt_PT
dc.subjectContexto Familiarpt_PT
dc.subjectHábitos de Leiturapt_PT
dc.subjectEncarregados de Educaçãopt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.titleLiteracia familiar: da educação pré-escolar ao 1º ciclo do ensino básico. Algumas práticas e hábitos de leitura de históriaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
SORAIA_LOPES.pdf
Size:
2.09 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: