Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A interação entre pares em creche e jardim-de-infância

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Projeto (1).pdf1.55 MBAdobe PDF Download
Projeto (2).pdf100.08 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este projeto tem como objetivo analisar e compreender o impacto que as relações sociais entre pares têm no desenvolvimento das crianças. Através de leituras debruçadas sobre o desenvolvimento social e sobre as interações das crianças, chegou-se à hipótese do espaço da sala de educação infantil e do currículo aplicado na mesma, influenciarem as relações que, por sua vez, terão um impacto, tanto positivo como negativo no desenvolvimento da criança. Em virtude disso, procurei fundamentação teórica e procurei conhecer, a partir de estudos bibliográficos, abordagens ao nível das interações sociais entre as crianças. A metodologia aplicada consiste numa primeira fase, em observação das atividades e das relações geradas pelas mesmas, e numa segunda fase, na exposição de atividades elaboradas por mim de modo a contribuir para a recolha e análise de dados. Os resultados das pesquisas sugerem que as relações que a criança estabelece com os seus pares têm um grande impacto no seu desenvolvimento cognitivo e social, e que o ambiente onde a criança se encontra inserida pode ser fundamental para auxiliar a formação de interações.
This project aims to analyze and understand the impact that social peer relationships have on children's development. Through readings perched on social development and on the interactions of children, came to the hypothesis space of kindergarten room and the curriculum applied in it, influence the relationships that, in turn, will have an impact, both positive and negative in child development. As a result, search for theoretical foundation and looked for bibliographic studies, approaches the level of social interactions among children. The first stage of the methodology consists, in observation of activities and relations generated by them, and in a second stage, the activities will be prepared by me in order to the collect and understand a number of data. Research results suggest that the relationship that the child has with their peers have a major impact on their cognitive and social development, and the environment where the child is inserted can be fundamental for the development and formation of interactions.

Description

Keywords

Interação Relação entre pares Desenvolvimento da criança Influência do ambiente educativo Interaction Peer relationship Child development The influents of the educational environment Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue