dc.contributor.author | Caldeira, João | |
dc.date.accessioned | 2016-03-24T12:05:18Z | |
dc.date.available | 2016-03-24T12:05:18Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.description.abstract | Para o integral cumprimento das missões da Marinha no mar, com especial relevância nas missões de interesse público, é essencial a existência de estruturas de apoio logístico aos navios que as realizam. Esse apoio é efectuado nos Pontos de Apoio Naval (PAN), que são infra-estruturas de acesso reservado, dotadas de recursos materiais e humanos para esse objectivo. São as características das Unidades Navais, aliadas à duração e tipo de missão a realizar, que determinam o nível de apoio necessário a prestar. No entanto, os requisitos logísticos ao qual devem obedecer estas infra-estruturas de apoio, devem ser genéricos e encontram-se divididos em requisitos mínimos e desejáveis, consoante a sua satisfação seja considerada imprescindível, ou não, para um apoio efectivo. Quase uma década depois de devidamente definidos, estes requisitos continuam por implementar na sua totalidade nas infra-estruturas existentes. Por outro lado, a previsível chegada em breve dos novos Navios Patrulha Oceânico, colocam-nos novos desafios que mais uma vez irão lançar para segundo plano as dificuldades estruturais actualmente existentes. Sem dúvida, este seria o momento oportuno para, aproveitando o salto qualitativo em termos operacionais alcançado com a chegada dos novos meios, redefinir e aplicar os requisitos mínimos e desejáveis para estas tão importantes infra-estruturas de apoio logístico. Abstract: For full compliance with the missions of the Navy at sea, with special relevance in the missions of public interest, it is essential the existence of structures for logistical support for ships to carry them out. This support is made in Pontos de Apoio Naval (PAN), which are infrastructure with restricted access, endowed with material and human resources to this objective. Are the characteristics of naval units, together with the duration and type of task to perform, which determine the level of support required to provide. However, the logistical requirements to which they must comply with, should be generic and are divided into minimum requirements and desirable, according to their satisfaction is considered essential or not for effective support. Almost a decade after properly defined, these requirements continue to implement in full the existing infrastructure. Moreover, the expected arrival soon of the new Ocean Patrol Vessel give us new challenges that will once again launch into the background the existing structural problems. Undoubtedly, this would be the time for, taking the quantum leap in operational terms reached with the arrival of new means, redefine and enforce the minimum and desirable requirements for these important infrastructures for logistical support. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/12697 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | IUM | pt_PT |
dc.subject | Marinha | pt_PT |
dc.subject | Missões | pt_PT |
dc.subject | Missões de interesse público | pt_PT |
dc.subject | Apoio Logístico | pt_PT |
dc.subject | Pontos de Apoio Naval | pt_PT |
dc.title | Pontos de Apoio Naval, limitações e potencialidades operacionais | pt_PT |
dc.type | other | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | other | pt_PT |