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Advisor(s)
Abstract(s)
As constantes e rápidas mudanças no contexto organizacional tornam imperativo que os gestores compreendam os interesses, as necessidades, os níveis de satisfação e a motivação dos seus colaboradores de forma a evitar que os mesmos abandonem a organização. Este cuidado tem uma importância acrescida no setor hoteleiro devido aos baixos salários, às tarefas rotineiras, às horas extraordinárias e à precariedade das condições de trabalho destes profissionais. A presente investigação tem por base esta temática e visa compreender o papel moderador da motivação intrínseca e extrínseca na relação existente entre a satisfação com trabalho e as intenções de turnover dos profissionais da indústria hoteleira.
Participaram no estudo 181 colaboradores de vários hotéis portugueses, com idades que variam entre os 19 e os 54 anos e 53.6% dos quais são do sexo feminino. O estudo foi operacionalizado através de uma metodologia quantitativa, cujos dados foram recolhidos através dos seguintes instrumentos: Job Satisfaction Questionnaire, Work Extrinsic and Intrinsic Motivation Scale e Turnover Intention Scale.
Os resultados demonstram que o salário é a variável que mais influencia a satisfação com o trabalho. Verificou-se, ainda, que a motivação tem um efeito moderador na relação existente entre a satisfação com o trabalho e as intenções de turnover dos profissionais da indústria hoteleira.
Description
Keywords
Satisfação com trabalho Motivação Intenção de turnover Indústria hoteleira