Repository logo
 
Publication

Gestão de Recursos Humanos em Portugal: as competências que as Instituições de Ensino Superior pretendem desenvolver nos seus estudantes: uma comparação entre graus académicos e subsistemas de Ensino Superior

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorDias, Diana
dc.contributor.authorGodinho, Filipa Gamado
dc.date.accessioned2019-01-17T15:42:43Z
dc.date.available2019-01-17T15:42:43Z
dc.date.issued2018-12-19
dc.description.abstractO objetivo principal deste estudo é a análise das competências que as Instituições de Ensino Superior em Portugal pretendem desenvolver nos estudantes da área de Gestão de Recursos Humanos, a partir dos programas curriculares que estabelecem para o curso, estabelecendo uma comparação entre graus académicos – Licenciaturas e Mestrados – e subsistemas do ensino superior – Universidades e Institutos Politécnicos. A partir dos dados fornecidos pela A3ES – Agência Portuguesa de Avaliação e Acreditação e Avaliação da Educação Superior, pudemos fazer uma análise qualitativa dos dados. Estes dados foram constituídos por 27 relatórios, que continham os resultados de aprendizagem esperados por cada instituição de ensino, sendo que 19 desses referiam-se a licenciaturas, 8 a mestrados, 20 a Universidades e 7 a Institutos Politécnicos. As comparações entre os subsistemas de ensino foram feitas com base no Regime Jurídico para Instituições de Ensino Superior (RJIES), uma vez que este estabelece a diferença entre um instituto politécnico e uma universidade. Assim foi permitido verificar se existiam diferenças entre os resultados de aprendizagem dos diferentes subsistemas tendo em conta o RJIES. Similarmente, baseamo-nos nos Descritores de Dublin em particular para verificar se os resultados de aprendizagem eram diferentes consoante o grau académico.pt_PT
dc.description.abstractO objetivo principal deste estudo é a análise das competências que as Instituições de Ensino Superior em Portugal pretendem desenvolver nos estudantes da área de Gestão de Recursos Humanos, a partir dos programas curriculares que estabelecem para o curso, estabelecendo uma comparação entre graus académicos – Licenciaturas e Mestrados – e subsistemas do ensino superior – Universidades e Institutos Politécnicos. A partir dos dados fornecidos pela A3ES – Agência Portuguesa de Avaliação e Acreditação e Avaliação da Educação Superior, pudemos fazer uma análise qualitativa dos dados. Estes dados foram constituídos por 27 relatórios, que continham os resultados de aprendizagem esperados por cada instituição de ensino, sendo que 19 desses referiam-se a licenciaturas, 8 a mestrados, 20 a Universidades e 7 a Institutos Politécnicos. As comparações entre os subsistemas de ensino foram feitas com base no Regime Jurídico para Instituições de Ensino Superior (RJIES), uma vez que este estabelece a diferença entre um instituto politécnico e uma universidade. Assim foi permitido verificar se existiam diferenças entre os resultados de aprendizagem dos diferentes subsistemas tendo em conta o RJIES. Similarmente, baseamo-nos nos Descritores de Dublin em particular para verificar se os resultados de aprendizagem eram diferentes consoante o grau académico.pt_PT
dc.identifier.tid202150631pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/25693
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCompetênciaspt_PT
dc.subjectLearning Outcomespt_PT
dc.subjectResultados de Aprendizagempt_PT
dc.subjectPerfis de Competênciaspt_PT
dc.subjectCompetências em Gestão de Recursos Humanospt_PT
dc.titleGestão de Recursos Humanos em Portugal: as competências que as Instituições de Ensino Superior pretendem desenvolver nos seus estudantes: uma comparação entre graus académicos e subsistemas de Ensino Superiorpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade Europeia
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Recursos Humanospt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação de M-GRH - Filipa Godinho 50030096.pdf
Size:
561.12 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: