Repository logo
 
Publication

Perceções dos professores face à inclusão de alunos com Trissomia 21

dc.contributor.advisorMendes, Elisabete
dc.contributor.authorBandeiras, Dora Cristina Fialho
dc.date.accessioned2024-02-28T11:15:05Z
dc.date.available2024-02-28T11:15:05Z
dc.date.issued2024-02-01
dc.description.abstractO atual regime jurídico da educação inclusiva, Decreto-Lei n.º 54/2018 de 6 de julho, pressupõe a inclusão de todas as crianças no ensino regular, facto que veio trazer novos desafios às escolas e a todos os profissionais envolvidos (docentes, psicólogos e terapeutas). Incluir não se resume a colocar todos os alunos numa sala de aula, especialmente quando têm necessidades específicas. A escola tem de estar preparada e ter todas as condições necessárias para receber bem todos os alunos. Não é suficiente a boa vontade dos intervenientes, é necessária e imperativa uma participação ativa. Os alunos devem ser vistos como seres únicos e com as suas particularidades. Cabe aos professores observar, analisar e refletir sobre as dificuldades especificas de cada um e procurar métodos e estratégias de ensino que possam permitir uma intervenção que seja adequada, assertiva e permita auxiliar todos os alunos no processo de aprendizagem. Uma vez que os professores são um dos pontos-chave para que a inclusão realmente aconteça, faz sentido auscultá-los. Assim, com este estudo temos como objetivo conhecer as perceções dos professores face à inclusão de alunos com trissomia 21. A partir de uma metodologia qualitativa, realizou-se um inquérito por questionário a que responderam 73 docentes de Educação Pré-Escolar e do Ensino Básico e Secundário a desempenhar funções em Agrupamentos de Escolas de um concelho localizado na região do Alto Alentejo. Esta investigação permitiu conhecer aspetos relacionados com o ambiente escolar, no que se refere a uma cultura inclusiva, assim como atitudes, sentimentos e possíveis preocupações dos professores perante a inclusão de crianças com Trissomia 21. De uma forma geral, os resultados mostram que os inquiridos estão preocupados e empenhados em minimizar todas as formas de discriminação. As suas preocupações estão sobretudo relacionadas com a falta de formação especializada e de apoios em contexto de sala de aula.pt_PT
dc.description.abstractThe current legal regime of inclusive education, Decree-Law n.º 54/2018 of July 6th, assumes the inclusion of all children in regular education, a fact that has brought new challenges to schools and to all professionals involved (teachers, psychologists and therapists). Inclusion is not just about joining all students in a classroom, especially when they have specific needs. Schools must be prepared and have all the necessary conditions to welcome all students. The goodwill of those involved is not enough, active participation is necessary and imperative. Students should be seen as unique beings and with their particularities. It is up to teachers to observe, analyse and reflect on the specific difficulties of each one and to look for methods and teaching strategies that can allow an intervention that is adequate, assertive and allows helping all students in the learning process. Since teachers are one of the key points for inclusion to really happen, it makes sense to listen to them. Thus, with this study, we aim to know the perceptions of teachers regarding the inclusion of students with trisomy 21. 73 Pre-School Education and Basic and Secondary Education teachers, working in School Groups in a municipality located in the Alto Alentejo region, responded to a questionaire survey carried out through a qualitative methodology. This investigation allowed us to understand aspects related to the school environment, upon an inclusive culture, as well as teachers’ attitudes, feelings and possible concerns regarding the inclusion of children with Trisomy 21. In general, the results show that those who participated in the survey are concerned and committed to minimize all forms of discrimination. Their concerns are mainly related to the lack of specialized training and support in the classroom context.pt_PT
dc.identifier.tid203538919pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/50074
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Inclusivapt_PT
dc.subjectTrissomia 21pt_PT
dc.subjectSentimentospt_PT
dc.subjectAtitudespt_PT
dc.subjectDesafiospt_PT
dc.subjectInclusive Educationpt_PT
dc.subjectTrisomy 21pt_PT
dc.subjectFeelingspt_PT
dc.subjectAttitudespt_PT
dc.subjectChallengespt_PT
dc.titlePerceções dos professores face à inclusão de alunos com Trissomia 21pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Portalegre
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial, especialização em Domínio Cognitivo e Motorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertacao_Dora_Bandeiras_VersaoFinal.pdf
Size:
2.1 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: