Browsing by Issue Date, starting with "2024-02-01"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Os ativos fixos tangíveis em sistema de normalização contabilística e em sistema de normallização contabilística pequenas entidadesPublication . Soares, Adesy Costa Sousa; Marques, Maria da Conceição da CostaO objetivo deste trabalho é a análise dos ativos fixos tangíveis como uma das principais áreas das Demonstrações Financeiras das empresas, abrangendo o tratamento em Sistema de Normalização Contabilística (SNC) regime geral, em SNC-pequenas entidades (PE) e em Norma Micro entidades (ME) e identificando as diferenças entre os três normativos. Na sua realização, a técnica adotada foi a análise das Informação Financeira de quatro entidades abrangendo dois dos normativos, as quais foram obtidas pelo serviço consulta de certidão de contas no site eportugal.gov.pt. Foi analisada a informação financeira que consta na IES das quatro empresas, e efetuada uma análise da evolução dos seus balanços dos anos de 2020 a 2022 e concretamente de vários dados relacionados com os ativos fixos tangíveis, nomeadamente, a sua evolução, o seu peso no Balanço, as depreciações, as aquisições, os abates/alienações. Concluiu-se que a rubrica de ativos fixos tangíveis tem um peso significativo nos Balanços das empresas e que as políticas contabilísticas utilizadas cumprem os normativos e foram semelhantes na amostra selecionada.
- Os ativos fixos tangíveis em sistema de normalização contabilística e em sistema de normallização contabilística pequenas entidadesPublication . Soares, Adesy Costa Sousa; Marques, Maria da Conceição da CostaO objetivo deste trabalho é a análise dos ativos fixos tangíveis como uma das principais áreas das Demonstrações Financeiras das empresas, abrangendo o tratamento em Sistema de Normalização Contabilística (SNC) regime geral, em SNC-pequenas entidades (PE) e em Norma Micro entidades (ME) e identificando as diferenças entre os três normativos. Na sua realização, a técnica adotada foi a análise das Informação Financeira de quatro entidades abrangendo dois dos normativos, as quais foram obtidas pelo serviço consulta de certidão de contas no site eportugal.gov.pt. Foi analisada a informação financeira que consta na IES das quatro empresas, e efetuada uma análise da evolução dos seus balanços dos anos de 2020 a 2022 e concretamente de vários dados relacionados com os ativos fixos tangíveis, nomeadamente, a sua evolução, o seu peso no Balanço, as depreciações, as aquisições, os abates/alienações. Concluiu-se que a rubrica de ativos fixos tangíveis tem um peso significativo nos Balanços das empresas e que as políticas contabilísticas utilizadas cumprem os normativos e foram semelhantes na amostra selecionada.
- Viabilidade económico-financeira de um projeto de investimento numa exploração agrícola em Cabo VerdePublication . Rodrigues, Dilvia Helena Silva; Coelho, Luís Carlos da CostaApesar das condições climáticas adversas de Cabo Verde como a escassez de água e o clima quente e seco, a agricultura sempre foi uma das principais atividades de subsistência da população. Ao longo dos anos a agricultura integrou-se nos elementos estratégicos para o desenvolvimento económico e social do país, através da aposta em investimentos na produção agrícola e pecuária. O presente trabalho tem o intuito de elaborar um projeto de investimento de um agronegócio para uma pequena exploração agrícola na ilha de São Vicente, para a produção e comercialização de hortícolas e analisar a sua viabilidade económico-financeira no contexto do país, para o período de 8 anos, enquadrado no clima da região, nos fatores de produção existentes e nas necessidades do mercado.Inicialmente foi feita a revisão bibliográfica da agricultura do país e a caracterização da população da ilha, e foi elaborado o plano de negócios. Em seguida, foi feita a fundamentação técnica do projeto com toda a estrutura da exploração e por fim foi analisada a viabilidade do projeto através dos indicadores VAL (Valor Atual Líquido), TIR (Taxa Interna de Rendibilidade) e payback.Com a análise financeira, concluiu-se que o projeto é viável na ótica do investidor porque apresenta um VAL positivo de 4 457 839.14 CVE, uma TIR de 10,16 % e um período de payback equivalente a 7 anos.
- Caracterização de estratégias de fresagem da liga de alumínio AW 7075 : aperfeiçoamento de sistema de aquisição e análise da vibração na maquinagemPublication . Pardal, Luís Henrique Fonseca; Simões, Fernando António GasparO trabalho descrito teve o objetivo de estudar estratégias de maquinagem com fresas integrais de topo plano revestidas a diboreto de titânio na maquinagem de ligas de alumínio AW 7075 – T6, usando várias técnicas como a avaliação do desgaste através de microscopia, a análise de vibrações, a análise do acabamento superficial e a análise dimensional.Inicialmente, começou-se por introduzir o tema e enunciar os objetivos do presente trabalho, bem como o mesmo se apresenta estruturado. Posteriormente, foi preciso fazer um enquadramento teórico do já existente na literatura que se achou pertinente para o desenvolvimento do trabalho. Foram apresentados a seguir os equipamentos que foram necessários e aplicados para a realização do trabalho experimental, assim como uma explicação sucinta dos mesmos e também os métodos experimentais associados. Na parte do trabalho desenvolvido foram seguidos dois rumos. Primeiramente, seguiu-se no sentido de avaliar o comportamento da ferramenta nas estratégias de maquinagem de corte lateral e de rampas de blocos e chapas de alumínio 7075 – T6, respetivamente, com o objetivo de avaliar o desgaste da ferramenta, as vibrações desenvolvidas durante a maquinagem e o acabamento superficial do material maquinado, para um certo tipo de parâmetros definidos. O segundo grande trabalho desenvolvido foi o de avaliar o comportamento destas ferramentas na estratégia de maquinagem de paredes finas, não focando no desgaste das mesmas, mas sim no limite ótimo de paredes finas para duas geometrias, para um certo grupo de parâmetros definidos. Por fim, foram tecidas as considerações globais sobre todo o trabalho desenvolvido bem como algumas orientações para trabalhos futuros que possam complementar o que foi desenvolvido.
- Perceções dos professores face à inclusão de alunos com Trissomia 21Publication . Bandeiras, Dora Cristina Fialho; Mendes, ElisabeteO atual regime jurídico da educação inclusiva, Decreto-Lei n.º 54/2018 de 6 de julho, pressupõe a inclusão de todas as crianças no ensino regular, facto que veio trazer novos desafios às escolas e a todos os profissionais envolvidos (docentes, psicólogos e terapeutas). Incluir não se resume a colocar todos os alunos numa sala de aula, especialmente quando têm necessidades específicas. A escola tem de estar preparada e ter todas as condições necessárias para receber bem todos os alunos. Não é suficiente a boa vontade dos intervenientes, é necessária e imperativa uma participação ativa. Os alunos devem ser vistos como seres únicos e com as suas particularidades. Cabe aos professores observar, analisar e refletir sobre as dificuldades especificas de cada um e procurar métodos e estratégias de ensino que possam permitir uma intervenção que seja adequada, assertiva e permita auxiliar todos os alunos no processo de aprendizagem. Uma vez que os professores são um dos pontos-chave para que a inclusão realmente aconteça, faz sentido auscultá-los. Assim, com este estudo temos como objetivo conhecer as perceções dos professores face à inclusão de alunos com trissomia 21. A partir de uma metodologia qualitativa, realizou-se um inquérito por questionário a que responderam 73 docentes de Educação Pré-Escolar e do Ensino Básico e Secundário a desempenhar funções em Agrupamentos de Escolas de um concelho localizado na região do Alto Alentejo. Esta investigação permitiu conhecer aspetos relacionados com o ambiente escolar, no que se refere a uma cultura inclusiva, assim como atitudes, sentimentos e possíveis preocupações dos professores perante a inclusão de crianças com Trissomia 21. De uma forma geral, os resultados mostram que os inquiridos estão preocupados e empenhados em minimizar todas as formas de discriminação. As suas preocupações estão sobretudo relacionadas com a falta de formação especializada e de apoios em contexto de sala de aula.