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Perceção dos Enfermeiros de Reabilitação Sobre o Seu Contributo para a Qualidade dos Cuidados: Um Estudo de Caracterização na RAM

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Abstract(s)

Enquadramento: Face às alterações demográficas, com o adjuvante da evolução tecnológica e social, os cuidados dos Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Reabilitação assumem crescente relevo na prestação de cuidados de saúde. Desta assistência especializada prestada nos serviços de saúde é esperado um desempenho distinto e de excelência. Metodologia: estudo de carácter quantitativo e desenho transversal, descritivo-correlacional, procurou inquirir todos os Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Reabilitação do serviço de saúde da RAM, que prestam cuidados especializados ao cliente em serviços de internamento. Utilizou-se um instrumento de caracterização sociodemográfica dos participantes e a Escala de Perceção das atividades de Enfermagem que contribuem para a qualidade de cuidados (Martins, Gonçalves, Ribeiro & Tronchin, 2016). O recrutamento foi efetuado com base num corte transversal do dia 5 de junho. Para o tratamento de dados, foi utilizado o software estatístico SPSS e uma análise estatística descritiva e inferencial. Resultados: A maioria das respostas obtidas nos itens que contribuem para a qualidade dos cuidados correspondeu a “sempre” e a “às vezes”. A dimensão que obteve o score mais alto, foi a Satisfação do Cliente, com uma média de 3.61. Seguiu-se a Responsabilidade e Rigor, com 3,60. A Promoção da Saúde, evidenciou-se como a menos executada, com uma média de 3,40, seguida da Prevenção de Complicações, com 3,42. Verificou-se correlação significativa, positiva e moderada entre a dimensão satisfação do cliente, bem-estar e autocuidado e readaptação funcional com o tempo de prestação autónoma dos cuidados de enfermagem de reabilitação no contexto laboral. Conclusão: Os resultados do presente estudo demonstram que, a perceção dos enfermeiros está mais centrada nas dimensões Satisfação do Cliente e Responsabilidade e Rigor, como das mais concretizadas para a contribuição da qualidade dos cuidados.
Background: In view of demographic changes, with the help of technological and social evolution, the care of Specialist Nurses in Rehabilitation Nursing is increasingly important in the provision of health care. From this specialized assistance provided in health services, a distinct and excellent performance is expected. Methodology: a quantitative study with a cross-sectional, descriptive-exploratory design sought to survey all Nurses Specialized in Rehabilitation Nursing at the RAM health service, who provide specialized care to the client in inpatient services. An instrument of sociodemographic characterization of the participants and the Perception Scale of Nursing activities that contribute to the quality of care were used (Martins, Gonçalves, Ribeiro & Tronchin, 2016). Recruitment was carried out based on a cross-section of the 5th of June. For data treatment, the statistical software SPSS and a simple and correlational descriptive statistical analysis were used. Results: Most of the answers obtained in the items that contribute to the quality of care corresponded to "always" and "sometimes". The dimension that obtained the highest score was Customer Satisfaction, with an average of 3.61. Responsibility and Rigor followed, with 3.60. The Health Promotion was shown to be the least implemented, with an average of 3.40, followed by the Prevention of Complications, with 3.42. There was a significant, positive and moderate correlation between the dimension of customer satisfaction, well-being and self-care and functional readaptation with the time of autonomous provision of rehabilitation nursing care in the workplace. Conclusion: The results of the present study demonstrate that the nurses' perception is more centered on the dimensions of Customer Satisfaction and Responsibility and Rigor, as one of the most concrete for the contribution of the quality of care.

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Enfermagem Enfermagem em Reabilitação Perceção dos Enfermeiros Qualidade dos Cuidados

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