Repository logo
 
Publication

Lá fora é mais divertido!: brincar e aprender na natureza no 4º ano de escolaridade

dc.contributor.advisorCoelho, Ana Maria Sarmento, 1959-
dc.contributor.advisorTeixeira, Maria Filomena Rodrigues, 1959-
dc.contributor.authorBrito, Ana Beatriz Reis Sanches Ribeiro de
dc.date.accessioned2019-06-26T12:16:53Z
dc.date.available2019-06-26T12:16:53Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractNas últimas décadas ocorreram mudanças na sociedade em geral e na estrutura familiar, que resultaram em alterações no quotidiano das crianças. Atualmente, em Portugal e em outros países, as crianças permanecem grande parte do dia em espaços fechados e estruturados pelo/a adulto/a, com pouco tempo para brincar e contactar com a natureza. A falta de acesso a espaços naturais na infância tem comprometido a aprendizagem e o desenvolvimento saudável das crianças. O Relatório Final “Lá fora é mais divertido! - Brincar e Aprender na Natureza no 4.º ano de escolaridade”, incide sobre o modo como o brincar na natureza tem vindo a ser integrado nos contextos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. No âmbito da investigação foi analisada a relação das crianças de uma turma do 4.º ano com o mundo natural, bem como as suas brincadeiras e aprendizagens ocorridas na zona verde da escola, e ainda, as perceções da professora cooperante e dos/as encarregados/as de educação sobre o tema em estudo. Ao deparar-me com um contexto educativo desprovido de experiências na natureza foi dinamizado o projeto “A Turma da Natureza”, que procurou sensibilizar e motivar as crianças, as famílias e a comunidade educativa para a importância do brincar na natureza, partindo da valorização dos espaços naturais da escola. O projeto decorreu de abril a junho de 2018 e abrangeu 10 atividades, realizadas no espaço exterior da instituição. Foram alcançados diversos resultados, destacando-se, o estabelecimento de uma relação empática das crianças com a natureza; o aumento do tempo de brincadeira livre na zona verde; e o reconhecimento do espaço exterior como espaço educativo, por todos/as os/as participantes no projeto. A investigação revelou que as crianças, independentemente da idade, necessitam de brincar na natureza, sendo que é essencial para o desenvolvimento de competências, que se tornam cada vez mais complexas, à medida que crescem. Por conseguinte, as escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico devem promover o contacto dos/as alunos/as com os espaços naturais, combinando-o com as aprendizagens em sala de aula e reconhecendo-o como estratégia baseada na experiência.pt_PT
dc.identifier.tid202254879pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/29053
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectBrincar na Naturezapt_PT
dc.subjectEspaços Naturaispt_PT
dc.subjectEnsino Básico 1º Ciclopt_PT
dc.titleLá fora é mais divertido!: brincar e aprender na natureza no 4º ano de escolaridadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ANA_BRITO.pdf
Size:
2.92 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: