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Abstract(s)
Este trabalho tem como objetivo avaliar o nível de literacia em saúde e e-Literacia em saúde e analisar o nível de conhecimentos dos adolescentes sobre doenças sexualmente transmissíveis. Para tal foi aplicado um questionário de autopreenchimento que incluía a escala eHEALS (eHealth Literacy Scale), a escala HAS-A (Health Literacy Assessment Scale for Adolescents) e questões de escolha múltipla sobre doenças sexualmente transmissíveis a uma amostra de 518 adolescentes.
Os resultados revelaram existir diferenças estatisticamente significativas em algumas variáveis. No que diz respeito ao sexo, os participantes do sexo masculino demostraram possuir maiores capacidades e competências a nível da e-Literacia em saúde e os participantes do sexo feminino revelaram deter um nível de conhecimento sobre doenças sexualmente transmissíveis superior ao nível apresentado pelos participantes mais velhos. Relativamente, à área de estudos e à literacia em saúde, os participantes que cursavam o Curso de Artes Visuais revelaram maior capacidade para compreender informação e números relativos à saúde. Por ultimo, verificou-se ainda a existência de uma correlação significativa entre literacia em saúde, e-Literacia em saúde e níveis de conhecimento sobre doenças sexualmente transmissíveis.
Pôde concluir-se assim que, embora os resultados não sejam muitos dispares de outros estudos encontrados, a maioria dos participantes não detém um nível de competências desejável em literacia em saúde e em e-Literacia em saúde, necessitando de melhorar o seu nível de conhecimento sobre doenças sexualmente transmissíveis. Deste modo, verifica-se a necessidade do desenvolvimento de programas de prevenção e promoção nestas áreas junto dos adolescentes.
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Keywords
Literacia em saúde eHealth e-Literacia em saúde Doenças sexualmente transmissíveis Adolescentes