Browsing by Issue Date, starting with "2017-12-14"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Study and Development of Cross-Platform Cloogy Mobile Application for VPS – Virtual Power Solutions.Publication . Patra, Atidivya KumarA energia renovável e a conservação de energia tornaram-se tópicos importantes nos últimos anos. As empresas têm realizado esforços para reduzir o consumo de energia através da otimização de dispositivos e da conscientização dos consumidores sobre o seu uso. Para contribuir com este esforço, a Virtual Power Solutions (VPS) fornece uma solução onde os proprietários / utilizadores de edifícios obtêm visibilidade e controle em tempo real dos seus aparelhos elétricos instalados na sua residência. A VPS alcançou com sucesso a gestão de procura, e a tecnologia de automação de edifícios numa única aplicação móvel designada por Cloogy. Esta aplicação fornece aos consumidores de energia e aos seus parceiros a capacidade de verificar e controlar o consumo de energia em tempo real, permitindo reduzir o nível de consumo ao mínimo sem comprometer as operações do dia a dia. Atualmente, a Cloogy tem suas aplicações móveis disponíveis para Android, iOS e Windows Phone com funcionalidades semelhantes. Deste modo, porem cada aplicação requer diferentes linguagens de programação para cada plataforma, o que envolve um custo para manter essas diferentes plataformas. Por esta razão, para a presente tese, a VPS appresentou o objetivo de desenvolver uma aplicação móvel híbrida, que se baseará numa base de código único e terá acesso a todas as APIs da plataforma. Diferentes tipos de ferramentas de desenvolvimento estão disponíveis para construir uma aplicação híbrida. Depois de definir os requisitos funcionais e não-funcionais, um protótipo de aplicação híbrida foi construído usando o Ionic Framework, que consiste numa das Frameworks de código aberto os disponíveis para construir aplicações móveis híbridas. Com a ajuda desta framework, uma aplicação móvel pode ser criada usando um conjunto de tecnologias da web, como JavaScript, HTML e CSS, e implementada o aplicativo em todas as principais plataformas, como Android e iOS. O protótipo construído nos permite-nos aceder a dados de consumo através do nosso smartphone ou tablet a partir de uma localização remota com a ajuda da iEnergy3 API da VPS. As principais características oferecidas pelo protótipo são a monitorização do consumo de energia através de registros e dados em tempo real, e a verificação dos indicadores de consumo como desempenho, média diária, previsões, etc. O protótipo também fornece pegadas ecológicas, conjuntamente com indicadores de consumo, e é capaz de controlar e agendar períodos de consumo de electricidade a partir de um local remoto.
- Alocação de Recursos na Saúde, Aspectos ÉticosPublication . Santos, Ricardo; Comissão de Ética para a Saúde
- Uma ou duas placas de osteossíntese em fraturas no fémur? : estudo numérico comparativoPublication . Alves, Pedro José Ramos; Roseiro, Luís Manuel FerreiraEm ortopedia os sistemas de fixação interna e externa são cada vez mais aplicados no tratamento de fraturas ósseas, tanto em fraturas acidentais como nas induzidas cirurgicamente através de osteotomias. Estes dispositivos têm um campo de aplicação muito vasto, destacando-se essencialmente a estabilização, alongamento e transporte ósseo. Neste grupo, destacam-se as placas de osteossíntese, muito aplicadas em fraturas da diáfise dos ossos longos. Em termos clínicos, a sua colocação é feita em contexto cirúrgico, sendo a placa fixa ao osso através de parafusos de fixação. O seu posicionamento no osso é feito de acordo com a experiência e com o critério do cirurgião, podendo este posicionamento ser de grande importância na recuperação do paciente. Além disso, diversos cirurgiões optam pela introdução de uma segunda placa, descrevendo resultados clínicos mais vantajosos. Contudo, os estudos biomecânicos que conduzam à melhor interpretação do posicionamento da placa, assim como de eventuais vantagens na utilização de uma segunda placa são ainda escassos. Neste contexto, esta dissertação apresenta um estudo numérico que envolve a comparação da utilização de uma ou duas placas de osteossíntese no fémur assim como do seu melhor posicionamento. O modelo numérico de elementos finitos considera a utilização de um bio modelo do fémur, duas placas de osteossíntese e um conjunto de parafusos de fixação. Implementado com recurso ao software Solidworks®, o modelo conduziu a resultados comparativos, baseados na interpretação do comportamento mecânico ao nível do foco da fratura, com destaque para a distribuição das pressões de contacto. A análise aos resultados mostra que, na utilização de uma só placa, o posicionamento que é habitualmente utilizado pelos cirurgiões apresenta o melhor comportamento mecânico. Além disso, o estudo mostra que a aplicação de uma segunda placa introduz uma distribuição da pressão de contacto na superfície da fratura mais uniforme, quando comparada com o recurso a uma só placa, sugerindo vantagens na sua utilização.
- Literacia em saúde na adolescência e o conhecimento das doenças sexualmente transmissíveisPublication . Rolim, Maria Luísa; Santos, Maria JoãoEste trabalho tem como objetivo avaliar o nível de literacia em saúde e e-Literacia em saúde e analisar o nível de conhecimentos dos adolescentes sobre doenças sexualmente transmissíveis. Para tal foi aplicado um questionário de autopreenchimento que incluía a escala eHEALS (eHealth Literacy Scale), a escala HAS-A (Health Literacy Assessment Scale for Adolescents) e questões de escolha múltipla sobre doenças sexualmente transmissíveis a uma amostra de 518 adolescentes. Os resultados revelaram existir diferenças estatisticamente significativas em algumas variáveis. No que diz respeito ao sexo, os participantes do sexo masculino demostraram possuir maiores capacidades e competências a nível da e-Literacia em saúde e os participantes do sexo feminino revelaram deter um nível de conhecimento sobre doenças sexualmente transmissíveis superior ao nível apresentado pelos participantes mais velhos. Relativamente, à área de estudos e à literacia em saúde, os participantes que cursavam o Curso de Artes Visuais revelaram maior capacidade para compreender informação e números relativos à saúde. Por ultimo, verificou-se ainda a existência de uma correlação significativa entre literacia em saúde, e-Literacia em saúde e níveis de conhecimento sobre doenças sexualmente transmissíveis. Pôde concluir-se assim que, embora os resultados não sejam muitos dispares de outros estudos encontrados, a maioria dos participantes não detém um nível de competências desejável em literacia em saúde e em e-Literacia em saúde, necessitando de melhorar o seu nível de conhecimento sobre doenças sexualmente transmissíveis. Deste modo, verifica-se a necessidade do desenvolvimento de programas de prevenção e promoção nestas áreas junto dos adolescentes.
- Observation of top quark production in proton-nucleus collisionsPublication . CMS collaboration (2254 authors); Nayak, Aruna; Bargassa, Pedrame; Beirão Da Cruz E Silva, Cristóvão; Di Francesco, Agostino; Faccioli, Pietro; Galinhas, Bruno; Gallinaro, Michele; Hollar, Jonathan; Leonardo, Nuno; Lloret Iglesias, Lara; Seixas, Joao; Strong, Giles; Toldaiev, Oleksii; Vadruccio, Daniele; Varela, Joao; Vischia, Pietro; David Tinoco Mendes, Andre; Silva, Pedro; Musella, PasqualeThe first observation of top quark production in proton-nucleus collisions is reported using proton-lead data collected by the CMS experiment at the CERN LHC at a nucleon-nucleon center-of-mass energy of sNN=8.16 TeV. The measurement is performed using events with exactly one isolated electron or muon candidate and at least four jets. The data sample corresponds to an integrated luminosity of 174 nb-1. The significance of the tt¯ signal against the background-only hypothesis is above 5 standard deviations. The measured cross section is σtt¯=45±8 nb, consistent with predictions from perturbative quantum chromodynamics.