Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Conhecimento radiológico dos estudantes de medicina dentária : um estudo transversal

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Pereira_Ana_Carina_Pinheiro.pdf2.33 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

INTRODUÇÃO: A radiologia desempenha um papel fundamental na prática de Medicina Dentária. Embora os riscos associados à radiologia dentária sejam reduzidos, a exposição à radiação, em especial sem justificação ou sem os devidos cuidados de proteção, pode levar a consequências para a saúde. Desta forma pretende-se avaliar o conhecimento e competências dos estudantes dos 4º e 5º anos de Medicina Dentária em relação à imagiologia e proteção e segurança radiológica. MATERIAIS E MÉTODOS: Foi realizado e proposto aos alunos dos 4º e 5º anos de Medicina Dentária da Egas Moniz School of Health um questionário estruturado com 17 perguntas de resposta fechada, cuja distribuição foi efetuada através de uma plataforma digital online Google Forms. A análise dos dados foi efetuada com recurso ao programa informático IBM SPSS Statistics v.29. Foram utilizadas metodologias de análise estatística descritiva e inferencial. RESULTADOS: Entre as 224 amostras incluídas no estudo, 104 eram estudantes do 4º ano e 120 eram estudantes do 5º ano e verificou-se uma predominância do sexo feminino (74,1%). CONCLUSÃO: Os resultados sugerem uma necessidade de promover ações de literacia em relação à proteção e segurança radiológica de forma a dotar os estudantes de mais conhecimentos em relação a esta temática.
INTRODUCTION: Radiology plays a fundamental role in dental practice. Although the risks associated with dental radiology are low, exposure to radiation, especially without justification or without proper protective care, can lead to health consequences. The aim is therefore to assess the knowledge and skills of 4th and 5th year dental students in relation to imaging and radiological protection and safety. MATERIALS AND METHODS: A structured questionnaire with 17 closed-answer questions was carried out and proposed to 4th and 5th year dental students at the Egas Moniz School of Health, and distributed via an online digital platform called Google Forms. The data was analysed using the IBM SPSS Statistics v.29 software. Descriptive and inferential statistical analyses were used. RESULTS: Of the 224 samples included in the study, 104 were 4th year students and 120 were 5th year students and there was a predominance of females (74.1%). CONCLUSION: The results suggest a need to promote literacy actions in relation to radiological protection and safety to provide students with more knowledge on this subject.

Description

Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Universitário Egas Moniz

Keywords

Radiologia Proteção radiológica Radiação ionizante Dose de radiação

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License