Repository logo
 
Publication

Propriedades dos ângulos de triângulos: uma experiência de ensino no 5º ano de escolaridade com recurso aos Anglegs

dc.contributor.advisorMartins, Fernando Manuel Lourenço, 1978-
dc.contributor.authorGraça, Catarina Joana dos Santos
dc.date.accessioned2021-01-04T14:44:54Z
dc.date.available2021-01-04T14:44:54Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractO presente Relatório Final foi elaborado com base em atividades desenvolvidas no âmbito dos estágios supervisionados integrados no Mestrado em Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB, estando estruturado em três principais componentes: Introdução; Componente Investigativa; Componente Reflexiva. Na Introdução encontra-se uma breve descrição do modo de funcionamento dos estágios realizados e das respetivas turmas. Referem-se ainda aspetos importantes relativos às fases da prática docente, ressalvando a importância da reflexão e da investigação na formação inicial de professores. A Componente Investigativa evidencia um conjunto de sessões planeadas e aplicadas no estágio de 2.º CEB, numa turma de 5.º ano, com intuito de analisar a influência do material didático anglegs na compreensão dos alunos sobre propriedades de triângulos. O principal objetivo deste estudo foi analisar a influência de uma experiência de ensino, recorrendo a artefactos, de modo a promover a compreensão dos alunos sobre os procedimentos matemáticos inerentes às propriedades dos triângulos no 5.º ano do 2.º CEB. Deste modo foi realizado um estudo de natureza qualitativa, de índole interpretativa e design de investigação-ação. Os dados foram recolhidos através do diário de bordo da professora estagiária, construídos através da observação participante, das produções escritas dos alunos, bem como dos registos fotográficos e áudio dos alunos. A investigação aplicada evidencia que a utilização dos anglegs influenciou a compreensão dos alunos relativamente às três propriedades dos triângulos pretendidas, promovendo melhorias significativas através da problematização e investigação das tarefas propostas. A Componente Reflexiva é constituída por duas reflexões gerais sobre os estágios realizados em 1.º CEB e 2.º CEB, respetivamente.pt_PT
dc.identifier.tid202538907pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/34552
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectProrpriedade de Triângulospt_PT
dc.subjectAnglegspt_PT
dc.subjectPrática Educativapt_PT
dc.subjectFormação de Professorespt_PT
dc.subjectEnsino básico 2º Ciclopt_PT
dc.titlePropriedades dos ângulos de triângulos: uma experiência de ensino no 5º ano de escolaridade com recurso aos Anglegspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEBpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CATARINA_GRACA.pdf
Size:
1.24 MB
Format:
Adobe Portable Document Format